quinta-feira, 21/11/2024
A UPA Nestor Piva foi interditada pelo Cremese, assim como a Fernando Franco

Cremese interdita UPAs Nestor Piva e Fernando Franco

Compartilhe:

As unidades de pronto atendimento (UPA) Fernando Franco e Nestor Piva está interditadas eticamente desde à zero hora deste domingo, 6, por decisão do Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese). Os conselheiros do Cremese chegaram a essa conclusão durante reunião ocorrida hoje, 5, à tarde, disse o presidente da entidade, Jilvan Pinto. Com isso, as UPAs não deve fazer atendimentos enquanto durar a interdição, com exceção para os casos em que há risco de morte do paciente.

De acordo com Jilvan Pinto, a situação das UPAs, com escala reduzida, põe em riscos pacientes e profissionais. Em dezembro de 2018, os médicos não ficaram satisfeitos com a proposta da Prefeitura Municipal de Aracaju em mudar o regime de pagamento: o contrato era através do Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) e passaria para a contratação no modelo pessoa jurídica (PJ). Segundo os médicos, no PJ eles perderiam no valor da hora trabalhada.

Auto de interdição ética do Cremese

Por enquanto, não há acordo com entre os médicos e a Secretaria Municipal de Saúde, apesar das reuniões. Nesse interim, o Cremese, que acompanhava o caso, visitou as UPAs.

“O Conselho não interfere em negociação de valores de vínculo empregatício, questão trabalhista, não é nossa alçada. Nós pedimos a interdição em decorrência do risco que está correndo o profissional e os próprios pacientes sem o quantitativo suficiente de profissionais nessas unidades”, disse Jilvan Pinto.

A Secretaria Municipal de Saúde foi comunicada da interdição das duas UPAs pelo Cremese. E somente a interdição será revista quando a escala médica estiver normalizada com condições de atender à demanda.

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

Governo divulga lista de beneficiários aprovados na CNH Social

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e …

WhatsApp chat