Com o avanço tecnológico e a globalização cada vez mais em constante crescimento, saber se comunicar em inglês deixou de ser apenas um diferencial para ser uma necessidade. Nos últimos anos, o aprendizado do idioma vem aumentando no Brasil. Afinal, em um país onde profissionais com fluência na língua inglesa podem ganhar até 170% a mais na média salarial, dominar o segundo idioma é uma etapa importante para a carreira.
De acordo com a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), entre 2014 e 2019, o número de escolas bilíngues no Brasil cresceu 10%. Segundo o Edify Education, plataforma de inglês para escolas presente em mais de 350 instituições de ensino em todo o país, o Nordeste é a segunda região que mais investiu em ensino bilíngue, ficando atrás apenas da região Sudeste.
“O crescimento do ensino bilíngue é reflexo do interesse da comunidade escolar, dos pais e dos próprios alunos. O acesso das crianças e adolescentes a conteúdos em inglês, como séries e videogames, estimula esse desejo de aprender naturalmente. Do lado dos responsáveis, é cada vez maior a atenção às oportunidades que podem proporcionar para seus filhos com o inglês, tanto no mercado de trabalho quanto em universidades e cursos fora do Brasil, além do enriquecimento cultural que a língua adicional gera”, explica a co-CEO do Edify, Marina Dalbem.
Apenas no Edify Education, quase 70 escolas, dos nove estados nordestinos implementaram o programa bilíngue de língua inglesa em sala de aula, impactando mais de 17 mil alunos. Neste ano, a empresa identificou um aumento de 70% em relação ao número de discentes em comparação ao ano anterior, quando a região Nordeste tinha um pouco mais de 10 mil alunos atendidos pelos programas bilíngues. No início de 2023, o Edify chegou a Alagoas (com quatro unidades) e em Sergipe (com uma unidade).]
“Contratamos um programa bilíngue para dinamizar o ensino de inglês, tornando o aprendizado do idioma mais significativo para os nossos alunos. Sendo o inglês uma língua franca, é importante formar cidadãos bilíngues, habilitados a discorrer sobre vários assuntos em inglês”, disse a coordenadora do Colégio Americano Batista, em Aracaju, Adelaine Santos.
“Tem aumentado o entendimento, na comunidade escolar, de que o contato com uma língua adicional traz vários benefícios ao desenvolvimento dos alunos, sejam em habilidades cognitivas, como atenção, criatividade e memória, sejam em funções executivas, como autorregulação e tomada de decisões”, conta Dalbem.
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