O Laboratório de Estudos sobre Sociedade e Segurança Pública e a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública de Sergipe (Renaesp) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), promovem, entre os dias 28 e 29 de abril, o seminário “Segurança, Sociedade e Políticas Públicas”. O objetivo é congregar pesquisadores e operadores do sistema de justiça criminal do Estado e a sociedade sergipana para discutirem esses temas.
“Não vamos ter soluções prontas. Nosso papel principal é refletir sobre os efeitos, a estrutura e os próprios sistemas de segurança para entender as atuais políticas existentes nessa área”, disse o professor doutor Marcos Santana de Souza, que integra a comissão organizadora do evento. “Vamos fomentar o debate e colocar a segurança pública num campo plural”, frisou.
“Debateremos o sistema criminal, atuação dos órgãos de segurança”, disse o professor doutor. O evento é gratuito e foram disponibilizadas 300 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sigaa.ufs.br. Informações podem ser colhidas através da secretaria da Renaesp, que fica no Campus da UFS, ou através do telefone 2015.6820. Outra alternativa é o email: renaesp.ufs@gmail.com
Programa – O seminário será aberto com a palestra do professor doutor titular do Departamento e do Programa de pós graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que versará sobre “Os desafios da segurança cidadã. Esse evento será às 9 horas da manhã, no auditório da reitoria da UFS e terá como coordenadora, a professora e mestra, Joelina Menezes.
A tarde, ainda do dia 28, haverá dois grupos de trabalho. O primeiro vai discutir “Rotinização e Ritualização da Violência”, na Didática VI, sala 100, e será coordenado pela professora doutora Eufrázia Cristina Menezes. Outro grupo será “Estado & Sociedade Civil – para o avanço das políticas penitenciárias”, coordenado pela professora doutora Verônica Teixeira, da Universidade Tiradentes. Às 17 horas haverá um grupo de trabalho sobre Tolerância e seus limites, na Didática VI.
No dia 29, às 8h30 da manhã, no auditório da Didática IV, o professor doutor Luiz Cláudio Lourenço, do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Bahia, vai falar sobre “Como surgem as facções (gangues prisionais): notas para discutir o surgimento de coletivos de internos no sistema prisional brasileiro”. E depois, às 10 horas, uma mesma redonda com o tema “Gênero e segurança pública”, com os professores doutores Marly de Jesus Sá Dias, Marcos Santana de Souza, e a mestranda Fabiana Santos Andrade. A coordenação será da promotora de Justiça e professora aposentada da UFS, Adélia Moreira Pessoa.
Se uma árvore cai sobre a rede elétrica ou seus galhos alcançam os fios,…
Por Luiz Thadeu Nunes (*) esembarquei no aeroporto Santos Dumont, no centro do…
Em virtude do feriado da Proclamação da República, comemorado nesta sexta-feira, 15, alguns serviços…
Peritos criminais da Polícia Federal (PF) vão investigar as explosões ocorridas na noite desta quarta-feira (13) com…
Por Diego da Costa (*) com gratidão que dou início à coluna “Comunicação…
Abrir uma pequena empresa pode ser ao mesmo tempo empolgante e desafiador. Desde o desenvolvimento…