O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, publicou um decreto agora à tarde flexibilizando um pouco mais a abertura de estabelecimentos comerciais neste tempo de pandemia do coronavírus. Escritórios de contabilidade, advocacia, por exemplo, foram autorizados a partir de amanhã. Mas escolas e universidades públicas e privadas continuam com aulas suspensas até o dia 31 de maio.
Leia também: Sergipe registra a décima morte por covid-19
O decreto determina, ainda, o uso obrigatório de máscaras não cirúrgicas de proteção pela população para circulação externa, em especial para condutores de veículos e passageiros quando em deslocamento.
Também estão autorizados a funcionar a partir de amanhã, locadoras de veículos, lojas de tecidos e armarinhos. A partir do dia 2 de maio, as lojas de cosméticos e perfumaria, relojoaria, móveis, colchões e eletrodomésticos. No dia 4 de maio, consultórios médicos, mediante agendamento com hora marcada, ficando vedada a sala de espera. Também estarão liberadas lojas de papelaria e livraria, mas continua vedado o funcionamento de bares e restaurantes anexos.
Ainda no dia 4 de maio poderão abrir lojas de produtos de climatização, serviços especializados em podologia, desde que limitados a 50% da capacidade de atendimento e com hora marcada.
Órgãos públicos
Também estarão funcionando órgãos públicos como Detran, Adema e Cehop para atendimento ao público, desde que já agendado, não podendo haver qualquer tipo de aglomeração em sala de espera. O funcionamento será em turno corrido de 7 às 13 horas.