Raios, trovões, muita chuva e ventos fortes acordaram os aracajuanos na manhã desta quinta-feira, 04, o que deixou em alerta a Defesa Civil de Aracaju. No centro comerciantes relatam que as águas entraram nas lojas e há alagamentos e engarrafamentos.
Também foram registrados alagamentos nos trechos ao lado do terminal DIA e do Teatro Tobias Barreto. Na região central, há muita preocupação devido o risco as águas entrarem nas lojas.
Na avenida Hermes Fontes, os motoristas tiveram que buscar rotas alternativas para desviar dos bolsões de água que se formaram na região.
Com a incidência de chuva na capital, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), reforça o monitoramento. Os pluviômetros do sistema ClimAju registraram volume acumulado de 66 milímetros (mm) nas primeiras nove horas do dia, com maior concentração na zona Sul.
O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju está preparado para atuar diante das ocorrências que venham a ser registradas. “Nossas equipes atuam desde as primeiras horas da manhã nas áreas mais sensíveis aos impactos da chuva, com foco no monitoramento, para adoção das medidas que sejam necessárias à redução de riscos. A população pode entrar em contato através do serviço emergencial 199, caso sejam observadas situações de anormalidade”, salientou.
De acordo com levantamento da Defesa Civil, até as 9h foram registradas seis ocorrências através do serviço emergencial. Das solicitações de vistoria registradas nesta manhã, duas são oriundas do bairro Porto Dantas e estão relacionadas ao risco de deslizamento e alagamento. No bairro Grageru, uma ocorrência foi registrada para verificação de risco estrutural. Já nos bairros Santa Maria e Centro houve registro de ocorrências relacionadas à alagamentos. No bairro 17 de Março a equipe atendeu o chamado que dizia respeito ao risco por acúmulo de materiais.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, as demandas são devidamente verificadas pelas equipes. “Estamos atuando desde o início da manhã para monitoramento preventivo e atendimento aos chamados. Orientamos que a população, diante da incidência de raios, não se abrigue debaixo de árvores e não fique em locais descampados”, frisou o coordenador.
O secretário Silvio Prado reforça que o serviço emergencial 199 funciona 24h para registro das demandas da população.
Com informações do FaxAju
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…