Articulistas

Desculpas que não convencem

Compartilhe:

Nunca antes na história desse país, se viu tanta desculpa esfarrapada e sem senso dadas à mídia por parte de políticos e empresários, desde que foi deflagrada a Operação Lavajato em 17  de março de 2014.  Os integrantes desta sórdida quadrilha, que deveriam ilustrar o Baralho do Crime criado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, se valem de frases de efeito para passarem a imagem de que tudo está tranquilo com eles.

Mesmo na cadeia, morrendo de medo de ser estuprado, o gordinho não perde a linha e segue de nariz empinado dando respostas prontas, anunciando como um messias às avessas, de que a verdade um dia será reestabelecida. Outro diz que o mundo todo mente e só ele tem a verdade. Esse clichê exclusivo do Lula e demais companheiros. Mas tem também  os dos tucanos, pemedebistas, enfim toda a laia que se aboleta no Congresso Nacional.

É paradoxal, que um sujeito como Gedel Vieira Lima diga que “está tranquilo” , mas chore  nas duas vezes que foi preso e  ainda se borre de medo  e peça para sair da prisão diante do risco de ser a mocinha da vez.  O cara morre, vira sabe-se lá o quê, mas não perde a fleuma.

Nos telejornais o que mais se ouve: “sou perseguido pelas elites”, “ a culpa é da mídia” e “estou estarrecido” . O chefe maior da quadrilha, segundo a Polícia Federal e Ministério Público Federal, demonstra “serenidade” diante das sucessivas provas que se avolumam contra ele. E vem com o discurso que o país está crescendo, mas esquece os 14 milhões de desempregados, entre outras mazelas.

Diante das últimas flechadas do agora ex-procurador da República, Rodrigo Janot, pergunta-se: como se sairá o chefe da maior nas negociações para ter o apoio do Congresso e não virar réu?  Essa negociação, sem dúvida, está ocorrendo nos bastidores. No entanto, enquanto isso, as palavras como “serenidade e tranquilidade” nunca foram tão repetidas nos telejornais.

Mas de todas as desculpas dadas pelas assessorias, uma, muito provavelmente, todo mundo já decorou.  “ ….  está colaborando com as autoridades no esclarecimento de todos os fatos por ela revelados. E reafirma o seu compromisso com a verdade, com o combate à corrupção e com uma atuação ética, íntegra e transparente, no Brasil e em todos os países em que atua.”

Nunca antes na história desse país, se viu empresa assim.

Quem sabe o nome dela?

Leia também:
Que país é esse?

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Não importa o placar: 6×1 ou 4×3; sem uma mudança na tributação sobre a folha, o trabalhador sempre perde

  Por Juliano César Souto (*)   Brasil enfrenta um desafio estrutural que vai além…

10 horas atrás

Cultura Geral – Ou do ‘de tudo um pouco’ ao ‘nada com coisa alguma’

  Por Léo Mittaraquis (*)   Para os diamantinos próceres Marcos Almeida, Marcus Éverson e…

13 horas atrás

Deixe-me outro dia

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   tema do presente artigo foi inspirado na…

1 dia atrás

Banese alcança lucro de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros meses de 2024

  O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…

1 dia atrás

Árvore caída ou precisando de poda? Saiba quem acionar dependendo da situação

  Se uma árvore cai sobre a rede elétrica ou seus galhos alcançam os fios,…

2 dias atrás

A vida pede calma

  Por Luiz Thadeu Nunes (*)   esembarquei no aeroporto Santos Dumont, no centro do…

2 dias atrás