O Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe) realizou uma minuciosa inspeção no Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria, e apreendeu oito telefones celulares e mais de um quilo de maconha. O secretário de Justiça e Defesa do Consumidor, Cristiano Barreto, esteve no Compajaf, que abriga atualmente 711 presos, para acompanhar os trabalhos e disse que essa “foi um a ação combinada na última sexta-feira, com a Secretaria de Segurança Pública”.
Desipe apreende celulares e drogas no Compajaf
A inspeção foi feita pelo Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope), equipes do Desipe, com o apoio do Gerb (Grupo Especial de Repressão e Busca) da Polícia Civil de Sergipe. Segundo Cristiano, o trabalho que ocorreu no Compajaf é diferente dos anteriores.
“Desta vez, planejamos uma revista em todos os pavilhões simultaneamente, pois a possibilidade deles esconderem algo ilícito é mínima. Quando as revistas eram de forma individual, por pavilhão, quando termina uma, os presos do outro já estavam sabendo e poderiam esconder o que quiserem”, explicou Cristiano.
Durante a intervenção, o secretário conversou com os detentos, lembrou-lhes que as audiências nos fóruns estão sendo realizadas e que a Defensoria Pública do Estado vai analisar os processos daqueles que não tem advogado. “Estamos fazendo todos os esforços para resolver a situação de vocês. Antes não tínhamos audiências e vocês agora já sabem que elas estão ocorrendo normalmente”, disse o secretário.