O setor de inteligência do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), órgão da Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), faz, desde as primeiras horas da manhã de hoje, uma operação pente-fino no Presídio Senador Leite Neto (Preslen), em Nossa Senhora da Glória.
Este tipo de operação é rotineira em todas as nove unidades que compõem o sistema penitenciário sergipano. No caso específico do Preslen, o Desipe apurou que alguns internos estavam planejando uma fuga nesse período junino, inclusive com o apoio externo. Por isso, desde às cinco horas da manhã, agentes e guardas prisionais, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), através das unidades especializadas das Polícias Civil e Militar, estão na unidade.
Até o momento, 11 internos já foram identificados e serão transferidos para outras unidades, a critério da direção do Desipe. Ao mesmo tempo, a Polícia Civil investiga quais seriam as pessoas que, do lado de fora da prisão, iriam dar a apoio a uma possível fuga. O Preslen tem, atualmente, 377 internos e a capacidade é para 201.
As operações pente-fino nas unidades são comuns, desde que o secretário Cristiano Barreto, assumiu a pasta em janeiro do ano passado. Tanto assim que, há um ano e quatro meses, não há registros de fugas no sistema penitenciário sergipano. Cristiano ressalta que o trabalho em conjunto com outras instituições de segurança pública é de vital importância para a tranquilidade no sistema.