sexta-feira, 15/11/2024
Dia do Médico
Briosos guerreiros que combatem o sofrimento alheio Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Dia do Médico: Ser médico, uma paixão sem remédio…

Compartilhe:
Hernan
Hernan Centurion (*)

“Curar algumas vezes, aliviar o sofrimento quando possível, confortar sempre.” Frase do médico Oliver Wendell Holmes (1809 – 1894) que traduz o que é exercer esta profissão das mais sublimes, na qual praticamos os preceitos cristãos na sua essência, cuidando do próximo, dos nossos irmãos, não só nos conflitos vinculados à saúde física ou mental como também na seara espiritual!

Durante o exercício da Medicina, aprendemos com os pacientes muito mais que os ensinamos, ou seja, como a vida pode ser conduzida de maneira mais leve, harmônica e tolerante, uma vez que a sua fugacidade é nossa maior certeza e que na hora da morte, todos, sem excessão, são igualados e nivelados, independentemente de raça, gênero, ideologia política ou classe social, isto é, indubitavelmente retornaremos ao mesmo pó de onde viemos.

Briosos guerreiros que combatem o sofrimento alheio, muitas vezes submetendo-se a riscos, sem qualquer descanso, deixando suas famílias e os problemas e angústias pessoais em casa, apenas imbuídos de um pensamento altruísta, num verdadeiro sacerdócio em prol da vida em plenitude, oportunizando uma sociedade mais pujante, feliz e fraterna.

Sob as bençãos de São Lucas Evangelista, padroeiro de todos os médicos e sob a égide do juramento de Hipócrates, Pai da Medicina, dignificamos esse mister que enaltece e equilibra o amar e o servir, tal qual o Cristo nos ensinou, na busca da evolução espiritual de si e dos nossos pacientes, pois inevitavelmente o corpo padecerá, mas o legado e o espírito se perpetuarão!

_____________

(*) Hernan Augusto Centurion Sobral é médico cirurgião e coloproctologista. Mestre maçom da Loja Maçônica Clodomir Silva 1477, exercendo atualmente o cargo de orador.

Compartilhe:

Sobre Hernan Centurion

Hernan
(*) Médico cirurgião e coloproctologista. Mestre maçom da Loja Maçônica Clodomir Silva 1477, exercendo atualmente o cargo de venerável.

Leia Também

O mundo pede calma

A vida pede calma

  Por Luiz Thadeu Nunes (*)   Desembarquei no aeroporto Santos Dumont, no centro do …

WhatsApp chat