Articulistas

Dicas para crescimento profissional

Compartilhe:

 

Por Juliano César Faria Souto (*)

 

Em férias,  apreciando as maravilhas da costa amalfitana na Itália — onde podemos constatar  a harmonia entre a natureza, seu uso racional como potencial turístico além da inserção produtiva de  empreendedores locais nessa revolução do século XXI que é o turismo —, tivemos tempo para praticar “ócio criativo”  e instado por uma “determinação” de Bill Gates:  compartilhar resenhas dos livros que lê, bem como dos filmes ou séries que assiste, em seu blog Gates Notes, pois considera que a leitura é a chave do sucesso.

Assim, continuo minha saga, iniciada em 2013: compartilhar com amigos um pouco do que leio.

Vamos ao conteúdo:

MINDSET DE CRESCIMENTO:

Compreensão de que a inteligência e as habilidades podem ser desenvolvidas e aprimoradas, ao contrário de talentos inatos engessados. A pessoa com essa forma de pensar sabe que, com esforço e dedicação, pode crescer e conquistar muitas coisas que agora não são possíveis.

Esse conceito foi desenvolvido pela psicóloga americana Carol Dweck, considerada uma das principais investigadoras mundiais nos campos da personalidade, psicologia social e psicologia do desenvolvimento. Dweck esclarece como crenças sobre nossas capacidades exercem uma tremenda influência sobre como aprendemos e quais caminhos tomamos na vida.

As pessoas com uma mentalidade fixa – aquelas que acreditam que as capacidades são fixas – têm menos probabilidades de prosperar do que aquelas com uma mentalidade construtiva – aquelas que acreditam que as capacidades podem ser desenvolvidas.  Ela também expande o conceito de mentalidade para além do indivíduo, aplicando-o às culturas de grupos e organizações.

Bill Gates resume assim essa técnica de crescimento profissional:  “Nem sempre são as pessoas que começam mais inteligentes que acabarão  sendo os mais inteligentes.”

Uso prático:

No livro “Mindset de crescimento”, de Eduardo Briceño, há dicas de como é possível se desenvolver em sua carreira apostando em simples ações do seu dia a dia.

Dicas:

 

  1. Capacidade de mudança: acredite que suas habilidades e inteligência podem ser desenvolvidas com esforço e trabalho. Essa crença é a base para adotar um mindset de crescimento.

 

  1. Aceite desafios: Enfrente os desafios em vez de evitá-los. Os desafios são oportunidades para aprender e crescer.

 

  1. Erros como oportunidades de aprendizado: Adote uma abordagem positiva em relação aos erros.

 

  1. Peça feedback: é uma ferramenta muito importante para o crescimento, porque oferece perspectivas externas sobre onde você pode melhorar.

 

  1. Pratique suas atividades focando em melhorar aspectos específicos de suas habilidades.

 

  1. Resiliência: Desenvolva a capacidade de perseverar diante de dificuldades, continuar apesar dos desafios.

 

  1. Foque no processo, não apenas no resultado: Concentre-se no processo de aprendizagem e melhoria, valorize o esforço e o progresso.

 

  1. Estabeleça metas claras e específicas para medir seu desenvolvimento pois ajudam a focar seus esforços e medir seu progresso ao longo do tempo.

 

  1. Promova um ambiente de trabalho que valorize a aprendizagem contínua e o desenvolvimento.

 

  1. Mantenha-se atualizado. A curiosidade e a vontade de aprender coisas novas são essenciais.

Complementando o exposto acima, tomo a liberdade de sugerir a leitura do resumo: MOTIVAÇÃO E PRODUTIVIDADE escrito por mim em fevereiro de 2018, que é parte integrante do livro Cultura Empresarial (página 211).

Assim, conclui-se que:  para ter sucesso em um mundo que muda constantemente, indivíduos e empresas devem criar uma cultura de crescimento, onde a experimentação e o feedback são incentivados e o aprendizado é integrado ao cotidiano, buscando sempre os novos caminhos possíveis para crescer e entregar resultados fora da curva, se libertando do paradoxo da performance e do desempenho crônico.

 

Compartilhe:
Juliano César Faria Souto

Estanciano, 60 anos, Administrador de empresas graduado de Faculdade de Administração de Brasília com MBA em gestão empresarial pela FGV. Atua como sócio Administrador da empresa FASOUTO no setor atacadista distribuidor e auto serviço. Líder empresarial exercendo, atualmente, o cargo de vice-presidente da ABAD - Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores. Autor do livro CULTURA EMPRESARIAL reflexões, vivências e aprendizados lançado em abril 2024 coletânea de quase 100 artigos escritos ao longo dos últimos 10 anos. Disponível para aquisição https://www.fasouto.com.br/produtos/detalhe/18276/livro-cultura-empresarial-por-juliano-cesar, com 100% da renda destinada ao Externato São Francisco de Assis.

Posts Recentes

Quincy Jones: entre egos e sonhos, lições de vida

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   le morreu no último dia 3 de…

21 horas atrás

Governo do Estado discute avanço da interiorização do gás natural com gestores do sul sergipano

  A expansão do gás natural canalizado, liderada pelo Governo do Estado de Sergipe, continua…

22 horas atrás

Aracaju Cidade do Futuro: Obras estruturantes estão preparando a cidade para as próximas gerações

Aracaju vive um momento de transformação histórica com o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que…

22 horas atrás

Energisa Sergipe é eleita uma das melhores empresas para se trabalhar

  A Energisa Sergipe foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar em…

22 horas atrás

IronMan 70.3 movimenta turismo e impulsiona nome de Sergipe no cenário internacional

  A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…

2 dias atrás

Os impactos dos problemas de comunicação nas empresas

  Por Diego da Costa (*)   ocê já parou para pensar que a maioria…

2 dias atrás