O empresário Manoel Costa, um dos diretores do movimento É de Sergipe, será homenageado hoje, às 19 horas, pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sergipe (CePcD), com o prêmio Espírito de Atitude. A solenidade, que marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, acontecerá no Centro Cultural, na praça General Valadão, centro de Aracaju.
“Estou recebendo esse prêmio por estar ajudando as pessoas com deficiência, através do É de Sergipe. Estamos levando o assunto acessibilidade aos empresários sergipanos e o É de Sergipe tem sido esse canal”, disse Manoel Costa. “O mérito não é só meu, mas de todos que compõem o movimento”, completou.
O presidente do conselho, Antônio Luiz dos Santos, explicou que o Prêmio Espírito de Atitude será destinado a todas as pessoas que, este ano, apresentaram ações proativas para inclusão das pessoas com deficiência.
Durante o evento, será lançado o Projeto Gentileza, uma parceria do conselho com a Prefeitura de Aracaju, Guarda Municipal de Aracaju, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), além de empresas de ônibus com o foco no uso disciplinado e cordial dos terminais e ônibus da região metropolitana, para que pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes tenham prioridade no acesso.
O conselho também apresentará a sua nova identidade visual. E haverá, ainda, dois shows: com a Cia de Dança Loucurarte e com o Coral da Associação de Cegos de Sergipe.
Reflexão
A principal ideia desta data é refletir (e pôr em prática) os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência.
O dia internacional das pessoas com deficiência é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência.