Finalmente, o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) anunciou que vai consertar o trecho da BR-235, no quilômetro 94, que desabou há um ano e três meses – exatamente no dia 22 de junho de 2014. As obras devem começar no dia 8 de setembro, estão orçadas entre R$ 7 a 8 milhões e o prazo de conclusão é de 150 dias. Hoje, o superintendente do DNIT, Ismael Silva, assinou um documento que caracteriza o serviço como de emergência, “frente a situação de iminente risco, bom como da adoção da dispensa de licitação para execução das obras”.
As obras a serem realizadas serão de estabilização e recomposição do aterro, afastamento do canal existente, drenagem, pavimentação e sinalização rodoviária e serviços complementares, tais como, desvio e reconstrução de barreira. Por enquanto, não foi anunciado o nome da empresa que fará o serviço. Desde desabamento, o tráfego vem sendo feito em meia pista nos 600 metros do trecho danificado.
O superintendente Ismael Silva, que assumiu o cargo há 10 dias, disse que teve uma audiência com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e lhe contou sobre o problema. Para resolver, ele contou com a ajuda do deputado federal Jony Marcos, PRB, que o indicou para o cargo, e afirmou que o parlamentar “lhe abriu as portas em Brasília”.
Ele explicou que o DNIT não tinha feito a obra, ainda, porque as empresas não tinham interesse em realizá-la devido ao baixo custo. No entendimento de Ismael, a pista do jeito que está oferece risco para a população. Ele diz que o serviço não é caro, mas complexo e tem que ser feito com a pista funcionando.
O DNIT identificou falhas graves na estrutura do trecho que desabou e moveu uma ação judicial contra a empresa que fez a obra. O processo ainda está tramitando e Ismael espera que a empresa seja responsabilizada.
Quanto a duplicação da BR-101, de Estância a Cristinápolis, Ismael assegurou que o processo está bem encaminhado e, possivelmente, em outubro, já se estará dando a largada nesse processo. Mas ainda permanece a polêmica sobre se a duplicação passará por fora da cidade ou por dentro. Ismael disse ao prefeito de Estância, Ivan Leite, que tudo indica que a rodovia passará por fora da cidade.
Ao tomar conhecimento que a obra será iniciada, Alexandre Porto disse que ficou satisfeito e lembrou que enviou ofício a Ismael cobrando-lhe uma atitude. “Ele me respondeu o ofício essa semana, dizendo que estava preocupado e que atuava na questão, que daria caráter emergencial e que em breve as obras iniciariam”, contou. “Irei lá no dia 8 de setembro verificar se as obras estão sendo iniciadas mesmo. Esse trabalho já deveria ter sido feito há muito tempo. A cobrança do Fórum naquele ato irreverente e o apoio da imprensa foram importantes”, pontuou Alexandre Porto. Para ele, é importante que seja feita a sinalização adequada, o que não existe atualmente.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…