Mas como é ser um coach, dar palestras em empresas estimulando os colaboradores a melhorarem as vendas e, do outro, escrever sobre o amor e mostrar que é necessário parar um pouco? Segundo Edmar Nogueira, “em todos os sentidos, uma das coisas mais importantes da vida é o equilíbrio”.
Edmar é autor do livro “Vivendo e aprendendo a viver”, administrador, master coach tem pós-graduações em marketing, coaching, docência do ensino superior e em Psicologia Positiva.
Esta semana, ele conversou com o Só Sergipe. Confira.
SÓ SERGIPE – O senhor lançou, recentemente, o primeiro volume do livro “Eu quero mudar o mundo – o amor é o caminho”. Decididamente, o amor é o caminho? Por quê?
EDMAR NOGUEIRA – Sim! Decididamente, o amor é o caminho porque o mundo anda muito egoísta. As pessoas estão fechadas em seu egocentrismo e isso faz o mundo ficar chato e perder a sensibilidade…
SÓ SERGIPE – Como foi que surgiu a ideia do livro?
EDMAR NOGUEIRA – Este livro é resultado de uma promessa inocente que fiz aos meus seguidores nas redes sociais. Um dia, postei uma frase despretensiosa no Facebook, falando de amor, e a repercussão me surpreendeu pelo número de curtidas e comentários. Então, decidi postar outra frase no dia seguinte, falando de amor. Mais uma vez, a plateia reagiu positivamente e resolvi fazer uma promessa: Eu postaria 365 frases de amor, uma por dia e, ao final, utilizaria o material para publicar um livro. Agora, resolvi cumprir a segunda parte da promessa e estou publicando esse livro digital com as 123 primeiras frases de amor postadas…
SÓ SERGIPE – Até hoje o senhor continua colocando, diariamente, frases que falam de amor nas suas redes sociais? Tem ideia de quantas já existem?
EDMAR NOGUEIRA – Eu já postei mais de 1.200 frases, entretanto não posto diariamente mais…
SÓ SERGIPE – Na apresentação no Hortmart Marketplace, o senhor explica que a maioria das frases são suas. Como é esse processo de criação das frases? Quais são e quais foram suas experiências?
EDMAR NOGUEIRA – Eu gosto de escrever. Escrevo músicas, contos, crônicas, poesias e, consequentemente, as frases surgem no meio desse processo de criação.
SÓ SERGIPE – Em quais outros escritores o senhor se inspirou e pinçou frases que estão no livro?
EDMAR NOGUEIRA – Mario Quintana, Madre Tereza de Calcutá, Eileen Caddy, Osho, Isabel Allende, Cora Coralina, Rubem Alves, Antoine de Saint Exupéry, Fernando Pessoa e muitos outros.
SÓ SERGIPE – O senhor classificaria seu livro como um de autoajuda?
EDMAR NOGUEIRA – Um livro de autoajuda é aquele escrito com a intenção de instruir seus leitores na resolução de problemas pessoais. Sendo assim, penso que meu livro possa ser classificado como de autoajuda porque sua leitura proporciona momentos de relaxamento e inspiração…
SÓ SERGIPE – O livro tem alguma semelhança com o Minutos de Sabedoria ou outro da Seicho-No-Ie, Palavras de Sabedoria?
EDMAR NOGUEIRA – Não tive essa intenção, mas penso que a leitura de uma frase por dia possa ser um exercício muito interessante
SÓ SERGIPE – Está no seu projeto publicar este livro de forma física?
EDMAR NOGUEIRA – Sim. Já estou negociando com a Editora IBMDP nesse sentido.
SÓ SERGIPE – Poderemos ter uma segunda edição?
EDMAR NOGUEIRA – Sim. A intenção é publicar a segunda edição dentro de 60 dias.
SÓ SERGIPE – Mudando um pouco de assunto, o senhor é diretor geral do IBMDP – Instituto Brasileiro de Motivação e Desenvolvimento de Pessoal. Explique, por gentileza, como funciona o instituto e o objetivo dele.
EDMAR NOGUEIRA – O IBMDP é uma empresa voltada para educação, treinamento e desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. Nossa missão é acelerar o processo de crescimento e desenvolvimento das pessoas, de modo a contribuir para a melhoria dos resultados das empresas.
SÓ SERGIPE – O senhor é administrador, master coach e tem pós-graduações em Marketing, Coaching, Docência do Ensino Superior e em Psicologia Positiva. O senhor atua fazendo treinamentos
EDMAR NOGUEIRA – Sim. Os treinamentos e seminários, a terapia e os processos de coaching também são produtos do IBMDP.
SÓ SERGIPE – Tem algum livro voltado especificamente para empresas?
EDMAR NOGUEIRA – Meu primeiro livro físico, voltado para o segmento de vendas, já está na segunda edição e chama-se “Vivendo e aprendendo a vender”.
SÓ SERGIPE – Sobre seu livro que fala sobre o amor, a ideia que passa é que é importante a pessoa dar uma parada, relaxar, encontrar-se. Mas quando vejo sua atividade de coach em empresas, a ideia que passa é de correria, bater metas, vender mais. Como é navegar nesses dois extremos?
EDMAR NOGUEIRA – Em todos os sentidos, uma das coisas mais importantes da vida é o equilíbrio. Como coach e terapeuta, eu ajudo meus pacientes a desenvolverem essa habilidade. Ao mesmo tempo, cuido para manter em dia a minha saúde e equilíbrio emocional.
Se uma árvore cai sobre a rede elétrica ou seus galhos alcançam os fios,…
Por Luiz Thadeu Nunes (*) esembarquei no aeroporto Santos Dumont, no centro do…
Em virtude do feriado da Proclamação da República, comemorado nesta sexta-feira, 15, alguns serviços…
Peritos criminais da Polícia Federal (PF) vão investigar as explosões ocorridas na noite desta quarta-feira (13) com…
Por Diego da Costa (*) com gratidão que dou início à coluna “Comunicação…
Abrir uma pequena empresa pode ser ao mesmo tempo empolgante e desafiador. Desde o desenvolvimento…