Comprometido com as políticas de valorização das mulheres, este ano o Governo do Estado estendeu essa preocupação para os festejos juninos. De forma inédita, o Arraiá do Povo, maior evento junino da capital sergipana, terá um dia na semana exclusivamente dedicado às artistas mulheres; por meio da iniciativa ‘Elas no Comando’, as quintas-feiras na Orla de Atalaia serão embaladas apenas por vozes femininas.
Além disso, das 94 atrações que subirão ao palco do Arraiá, 21 são mulheres: Alê Ferraz, Tatah Santana, Mari Fernandez, Solange, Michele e Juliana, Vitória Freitas, Marilia Tavares, Maraysa Cantora, Manu Bahtidão, Samyra Show, Naiara Azevedo, Márcia Felipe, Thais Nogueira, Rafaela Santos, Priscila Senna, Taty Girl, Nineia Oliveira, Valkyria Santos, Joelma, As Patricinhas e Elba Ramalho.
Outras 15 bandas e duplas também contam com mulheres como principais integrantes: Fogo na Saia, Calcinha Preta, Brasas do Forró, Babysom, Painel de Controle, Skama de Peixe, Limão com Mel, Zueiroes do Forró, Jeanny e Dedé, Flor de Maracujá, Cintura Fina, Cuscuz com Leite, Farra de Barão, Magníficos e Cavaleiros do Forró.
Uma das artistas que estará no comando das quintas-feiras é a forrozeira Nineia Oliveira, que considerou a iniciativa do Governo do Estado uma ferramenta poderosa para incentivar a cultura produzida por mulheres. “Sinto-me realmente honrada e feliz por estar entre essas mulheres. Estava faltando esse apoio para nós, mulheres artistas, e ao nosso trabalho e nossa música”.
Para a cantora, essa valorização ajuda a não desistir da nossa carreira. “Às vezes, chegamos a não querer nem mais cantar, porque não tínhamos a oportunidade. Com essa iniciativa temos mais ânimo para prosseguir. Sou piauiense e fui abraçada por Sergipe com muito carinho, e estou muito grata por este ano estar no palco principal, com várias cantoras que são nacionalmente conhecidas”, ponderou.
Segundo a cantora, os sergipanos e turistas que marcarem presença no Arraiá do Povo podem esperar um show com muita animação e um repertório diferenciado. “Minha expectativa está lá no alto. É muita emoção. Preparamos um repertório bem junino, com forró das antigas, que todo mundo ama. Vamos fazer a diferença”, acrescentou Nineia Oliveira.
A cantora sergipana Tatah Santana também aprovou a iniciativa do Governo de Sergipe para a programação do Arraiá deste ano. Para a artista, o ‘Elas no Comando’ deve servir, inclusive, de exemplo para a sociedade. “É sensacional e de extrema importância essa valorização de nós, mulheres, que estamos cada vez mais ganhando espaço e mostrando que somos tão capazes quanto os homens. O mercado da música estava precisando de uma iniciativa como essa, para que outros empresários, de outras cidades, também se espelhem e deem espaço para as mulheres também”, enfatizou.
Ainda de acordo com Tatah, poder estar no palco principal do maior evento junino da capital sergipana será um marco em sua carreira musical. “Tocar em uma festa desse tamanho, junto com grandes artistas, é a realização de um sonho, e ainda mais na minha cidade. Estou preparando, com muito carinho, um show bem para cima, com muito forró e muita dança”, concluiu
O presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), explicou que a ideia do ‘Elas no Comando’ é dar mais visibilidade às artistas, uma vez que é esperada a presença de um grande público em todos os dias de Arraiá do Povo. Estima-se que, no ano passado, mais de meio milhão de pessoas tenham passado pelo evento, segundo números de estudo realizado pelo Observatório de Sergipe à época.
“Este ano, temos a novidade na quinta, que foi uma ideia muito sensível do nosso governador de fazer ‘Elas do Comando’, por meio da qual todas as bandas e artistas que se apresentarão no palco às quintas-feiras serão exclusivamente mulheres. Inclusive, até a locução será feita por locutoras, e não por locutores, justamente para que essa quinta empodere cada vez mais as mulheres. Eu acho que isso foi uma atitude brilhante do nosso governador, e tenho certeza que isso vai dar uma repercussão muito boa a nível nacional”, considerou.
19h – Tatah Santana
21h – Mari Fernandes
23h – Solange
19h – Samyra Show
21h – Naiara Azevedo
23h – Márcia Felipe
19h – Thais Nogueira
21h – Rafaela Santos
23h – Priscila Senna
19h – Nineia Oliveira
21h – Valkyria Santos
23h – Joelma
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) le morreu no último dia 3 de…
A expansão do gás natural canalizado, liderada pelo Governo do Estado de Sergipe, continua…
Aracaju vive um momento de transformação histórica com o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que…
A Energisa Sergipe foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar em…
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…