Empreendedores rurais e urbanos de oito municípios são premiados pelo BNB em Sergipe
Compartilhe:
Cinco produtores rurais e três microempreendedores urbanos foram homenageados ontem, 25, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em atividades produtivas diversas, na área de atuação do Banco do Nordeste em Sergipe. A solenidade de entrega do XV Prêmio BNB de Microfinanças e do VII Prêmio BNB de Agricultura Familiar foi realizada no auditório da superintendência estadual do BNB, em Aracaju.
O Prêmio de Microfinanças reconhece empreendedores atendidos pelos programas Crediamigo (microcrédito urbano) e Agroamigo (microcrédito rural). Na premiação do Crediamigo, a vencedora na categoria Inovação e Tecnologia é a empresária Graciene Cardoso, de Umbaúba. Ela atua no comércio de semijoias há quase 20 anos. No início da pandemia, Graciene investiu em redes sociais e conseguiu ampliar em 70% as vendas, o que levou à abertura de filial no município de Esplanada, na Bahia.
Na categoria Produção e Comercialização, o troféu ficou com Daniela de Jesus Trindade Matos, de Simão Dias. Formada em Enfermagem, ela saiu do ramo de venda de coquetéis para inaugurar a própria marca de calçados em 2020, com entregas para todo o país. E na categoria Sustentabilidade, a vitória é de Fabiana Ferreira de Matos, de Tobias Barreto. Ela conseguiu reformar a casa da família com a venda de camas para bonecas, confeccionadas utilizando caixas de sapato.
“Tenho uma sensação muito boa de gratidão. Muitas pessoas acham que ganhar dinheiro é o mais importante, mas para mim é ter reconhecimento. E através do BNB pude realizar já 90% dos meus sonhos. Hoje trabalho com artesanato, mas vou me dedicar ainda mais porque o sonho da minha vida é abrir minha loja. Cheguei aqui através do Crediamigo e pretendo continuar com o Banco para conquistar esse sonho”, declarou Fabiana.
Agroamigo
A premiação dos produtores atendidos pelo programa de microcrédito rural (Agroamigo) contemplou, na categoria Beneficiamento e Comercialização, o produtor Lucivaldo dos Santos, do município de Nossa Senhora das Dores. Morador do Médio Sertão, ele investiu na instalação de um sistema de irrigação para mais de dez culturas agrícolas. Além de melhorar a produtividade, reduziu os custos de produção em 50%.
O evento seguiu com a premiação dos produtores atendidos pelo programa de microcrédito rural (Agroamigo). Na categoria Beneficiamento e Comercialização, o vencedor é o produtor Lucivaldo dos Santos, do município de Nossa Senhora das Dores. Morador do Médio Sertão, ele investiu na instalação de um sistema de irrigação para mais de dez culturas agrícolas. Além de melhorar a produtividade, reduziu os custos de produção em 50%.
“Já esperava há muito tempo, quando meus outros colegas de trabalho foram premiados, e agora sou parabenizado pelo meu trabalho e empenho. O prêmio me incentiva como agricultor e incentiva também os que têm vontade de seguir nesse ramo ou em outros. É só ter perseverança e fé em Deus”, afirmou Lucivaldo.
Na categoria Inovação e Tecnologia, o prêmio ficou com o produtor Uélio Evangelista, que produz leite e cultiva peixes de forma integrada à lavoura, em Nossa Senhora da Glória. Por meio da linha de crédito Agroamigo Sol, ele instalou um sistema de energia solar e reduziu os gastos com energia em 92%. E na categoria Sustentabilidade, o vencedor é o produtor Ailton Márcio dos Santos, que produz variedades agrícolas e cria aves e porcos, além de produzir adubo orgânico no município de Boquim.
Agricultura familiar
O produtor Gilvan Ribeiro da Costa, de Coronel João Sá (BA), é o vencedor do VI Prêmio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar na categoria Inovação e Tecnologia. O município é atendido pela agência do BNB em Carira. Cliente do Pronaf há 18 anos, Gilvan reembolsou aproximadamente R$ 1 milhão em 2022.
Na categoria Comercialização, o premiado é Rafael Adailton dos Santos, de Itabaianinha. Produtor de laranja e de outras variedades, como mamão, tangerina e limão, ele ampliou a produtividade após financiar um trator e implementos agrícolas. “É um momento que me deixa sem palavras, de chegar a esse ponto onde a gente chegou. Agradeço a Deus e ao BNB por ser reconhecido. Receber um prêmio como esse é uma motivação grande para continuar produzindo e crescendo”, comentou Rafael.
O superintendente estadual do BNB em Sergipe, César Santana, recebeu os premiados, a comissão julgadora e parceiros institucionais na solenidade. “O empreendedorismo está no perfil do povo nordestino, que trabalha com afinco, gera renda familiar e movimenta a economia sempre com muita criatividade. Premiamos pessoas que têm histórias inspiradoras para outros empreendedores e produtores rurais, que se esforçam para fazer a diferença e merecem ser reconhecidos”, disse o superintendente.