Ao pensar bastante para resolver um problema doméstico, que é comum entre muitas mães – ir ao mercado e não ter com quem deixar os filhos pequenos – e assistindo ao programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios, da TV Globo – a empresária e contadora Francisca Uyara Alves da Silva, teve uma inspiração para empreender. Junto com o marido Jonnas Matias Alves, que atua na construção civil, Uyara se tornou a primeira franqueada da Mercadex, empresa que instala minimercados em condomínios residenciais, sem funcionários, aberta 24 horas por dia, à disposição dos moradores, em Aracaju.
Uyara lembra que no Pequenas Empresas, Grandes Negócio, um casal cuidava de empreendimento semelhante em um condomínio. E depois de muita pesquisa na Internet, lendo a respeito de empresas do segmento, Uyara e Jonnas chegaram à conclusão de que a Mercadex era a ideal para eles, e desde dezembro implantaram um modelo de minimercado standard num condomínio no bairro Jabotiana,em Aracaju. O sistema é pague, pegue e leve, não precisa de funcionário e cabe ao casal fazer o monitoramento para reposição de mercadorias.
“Temos 500 itens à disposição dos moradores”, assegura Uyara, ao destacar que ela e o marido fazem, não só pesquisa de mercado para ter preços atrativos, mas também consultam os clientes para saber que tipo de produtos eles mais precisam. Aí, é só o consumidor ir ao minimercado, escolher o produto e pagar no cartão. Isso a qualquer hora do dia ou da noite. O minimercado tem iluminação, ar condicionado, acesso a internet, tudo disponível o tempo inteiro e sem nenhum custo para o condomínio.
“A franquia nos dá um sistema, no qual coloco todo o material que compro, faz o controle de estoque, validade dos produtos, etc. Através do sistema vou monitorando tudo”, explica Uyara. O primeiro minimercado do Mercadex chegou a Aracaju em dezembro do ano passado e o casal Jonnas e Uyara tem planos de expansão. “Muitos condomínios querem, mas precisamos ter o espaço para instalação”, oberva Uyara.
Pelo Brasil
Enquanto Uyara queria resolver um problema e encontrou nisso uma oportunidade para empreender, o surgimento da Mercadex nasceu de um sonho do CEO da empresa, Luan Almeida, e sua expertise na administração de condomínios. Depois de ver experiências semelhantes no exterior, Luan abriu, em 2021, a empresa, que tem sede em São Paulo, com mais de 280 licenças em 18 estados e mais de 140 cidades. “Entre 2025 e 2026 pretendemos internacionalizar o negócio”, adiantou Jonathan Barros dos Santos, diretor geral da Mercadex, que conversou com o Só Sergipe.
“Oferecemos comodidade e segurança, um modelo autônomo, não precisa de funcionário, que consome 24% da nossa folha e não temos esse custo”, frisou Jonathan Santos. A missão da Mercadex, com um mercado de proximidade, “oferece um modelo de negócio de franquias funcional, com suporte humanizado e todo know-how necessário desde a implantação e inauguração da loja, mantendo um negócio sempre ativo e lucrativo, mas acima de tudo, levando aos clientes maior comodidade e conforto no dia a dia com um mix de produtos completo, com preços acessíveis e aberto 24 horas dentro dos condomínios”.
A Mercadex trabalha com três modelos de minimercados:
Pocket – ideal para condomínios menores de até 100 unidades. É um modelo com uma versão reduzida do mix de produtos.
Standard – para empreendimentos que já possuem um espaço livre dentro de seu condomínio, ou área interna destinada para um serviço.
Container – indicado para imóveis que não possuem instalações internas ou espaço vago em seu projeto, mas dispõem de uma área externa disponível.