Sandra Cristine, da monitoria do Peiex,e Marcos Wandyr, coordenador
Hoje, 23 empresas sergipanas estão sendo capacitadas pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), oferecido pela Apex Brasil, para que possam vender seus produtos no mercado exterior. Esse serviço retornou para o Estado em dezembro de 2018, quando foi firmada uma parceria entre a Apex Brasil e a Universidade Tiradentes (Unit). A meta para dois anos é capacitar 50 empresas no Estado.
Além dessas 23 empresas, duas delas estão em processo de avaliação e deverão assinar o termo de adesão com o Peiex em fevereiro. Entre essas empresas estão as dos seguintes segmentos: alimentos e bebidas, tecnologia da informação, economia criativa, petróleo e gás, cosméticos e têxtil, além de algumas cooperativas.
De acordo com Sandra Cristine Silva Soares, responsável pela monitoria da Peiex na Unit, “nós prospectamos as empresas e identificamos se elas têm potencial para o mercado internacional. A empresa recebe a visita do técnico que faz uma avaliação. O empresário precisa de tempo para participar das capacitações e receber nossos técnicos que vão para o dia a dia na empresa. E aí realizamos um plano de trabalho de internacionalização personalizado ao final de sua participação no projeto. A permanência da empresa nesse plano de trabalho tem sido de seis a oito meses e não de quatro a seis como previsto inicialmente”.
“Depois que identificamos dificuldades estruturais no Estado com a cultura da internacionalização, resolvemos sugerir ao gestor, em Brasília, a ampliação no atendimento às empresas. Dois técnicos extensionistas do Peiex fazem o trabalho externo, acompanhando o dia a dia das empresas e produzindo os relatórios, as análises e as capacitações in loco”, completou Sandra Cristine.
O programa também busca parcerias com prefeituras, a fim de tê-las como agentes mobilizadoras em suas respectivas subregiões. Como exemplo, estão as prefeituras de Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Propriá e Estância, que envia representantes para as capacitações. Normalmente, são secretários de indústria e comércio quem o projeto contacta. “Queremos chegar de forma mais intensa para solidificarmos o conhecimento e a cultura da internacionalização”, frisou Sandra.
Durante o período do contrato de adesão, a empresa, se necessário, tem o suporte de outras instituições – parceiras do projeto Peiex no Estado – a exemplo do Sebrae, Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), Senai, Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio). Ao citar a Fecomércio, Wandir fez questão de destacar o apoio do superintendente da instituição, Maurício Gonçalves. “É um parceiro e tanto”, destacou.
Mesmo terminado o prazo de adesão ao fim de oito meses, a empresa continua tendo um suporte da Peiex, sendo convidada para as atividades que promove. “Temos feito capacitações coletivas, sendo convidado alguém com expertise. Já conseguimos firmar parcerias com o Banco do Nordeste, Real Invest, XP Investimentos, VLI que se dispuseram a estar conosco e ministraram palestras. A Sefaz também já esteve conosco e está à disposição sempre que necessitamos”, completou Sandra.
O coordenador do Peiex, Marcos Wandir Nery Lobão, lembra que dentro destes segmentos empresariais prontos para exportação há, por exemplo, a Tok Cosméticos, empresa do Distrito Industrial de Socorro. Anteriormente, recorda-se Wandir, houve outro case de sucesso como a LumenTech, hoje Lumen Games, empresa que exporta jogos. “O Tiago começou aqui com a gente”, diz Wandir, ao citar o CEO da Lumen Games, Tiago Melo. “Anteriormente foi uma empresa encubada hoje é uma startup”, completa.
A chegada do Peiex a Sergipe começou com o interesse da Unit em ter um projeto que pudesse aproximar mais a universidade do empresariado sergipano. “Conversando com dois assessores da Sedetec, surgiu a sugestão do Peiex, já que não havia aqui em Sergipe. Recebemos a visita do Rafael Freitas Porto, gestor da Apex, que fez toda a apresentação das necessidades e critérios. Submetemos uma proposta e o contrato foi assinado no dia 4 de dezembro de 2018.
A Peiex funciona no Bloco F, setor de pós graduação da Unit, no primeiro andar, sala C. O empresário que tiver interesse pode ligar para o número 3218.2258 e agendar uma conversa com Sandra Cristine, da monitoria do Peiex. Siga também no Instagram: @peiex.aracaju
O Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos…
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC),…
Por Luiz Thadeu Nunes e Silva (*) uinta-feira, 20 de março. Vou ao…
Por Diego da Costa (*) arte da negociação está presente em diversas áreas…
A receita corrente líquida de Sergipe teve um crescimento nominal de 21,21% no ano passado,…
A Iguá Saneamento, uma das maiores empresas do setor, lança o Projeto Iguapé –…