As empresas sergipanas Universo de Estudos e Lumen Games foram selecionadas no Edital Fundeci 01/2019 –Subvenção Econômica para Inovação em Empresas da Região Nordeste e do Norte dos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais.
No total, as empresas de Sergipe serão beneficiadas com R$ 554,4 mil, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), cujo objetivo é apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com vistas à melhoria da produtividade e competitividade dos setores econômicos da Região.
O primeiro projeto é um jogo do gênero JRPG, que constrói a narrativa por meio de temas como bullying, racismo, desigualdade social, assédio, abuso animal e identidade de gênero. Considerado o primeiro jogo brasileiro do gênero, o game “Nós” objetiva agregar conteúdo ao mercado nacional e internacional, além de disseminar um tipo específico de produto de entretenimento que alia uma proposta lúdica ao perfil de desenvolvimento humano. É desenvolvido pelo Universo de Estudos, sediado no bairro Farolândia, em Aracaju.
E o segundo projeto, elaborado pela Lumen Games, tem por objetivo a criação de um sistema otimizado de coleta de dados estratégicos dos usuários, destinado ao suporte de operações em jogos eletrônicos online. Segundo informações da desenvolvedora, “o sistema de back-end genérico e universal poderá ser utilizado em diversos produtos”. Um sistema de back-end é um termo que se refere à parte de retaguarda final de processos próprios à ciência da computação. A empresa está sediada no bairro Atalaia, também em Aracaju.
O Edital Fundeci 01/2019, elaborado em parceria com o Hub de Inovação Banco do Nordeste, disponibilizou R$ 5 milhões para apoio financeiro não reembolsável a projetos de responsabilidade de micro e pequenas empresas (MPEs).
Além desses 2 projetos de Sergipe, de 175 propostas inscritas no âmbito deste edital, foram selecionados 4 projetos do Ceará, 4 de Pernambuco, 3 da Paraíba, 2 da Bahia, 3 do Rio Grande do Norte, 1 do Piauí, 1 de Minas Gerais e 1 de Alagoas. Foi formado, ainda, um banco com cinco projetos classificáveis.