A partir desta sexta-feira, 22, a tarifa de energia elétrica estará 5,24% mais cara para os consumidores da Energisa em Sergipe. O índice de reajuste tarifária anual foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esse processo é previsto no contrato de concessão da empresa. No período, a variação do IGP-M foi de 11,56% e do IPCA de 9,39%. E um alerta para os consumidores: na conta estão inclusos 40,83% de impostos e tributos.
Em nota, a Energisa explicou que a prestação do serviço de distribuição de energia elétrica pela concessionária representou 3,45% do reajuste tarifário – ou seja, este é o valor que ficará para cobrir os custos da empresa ao longo dos próximos 12 meses. Os 1,79% restantes são relativos aos encargos setoriais, geração e transporte de energia elétrica.
A parte que cabe à distribuidora de energia representa apenas 24,28% da composição da tarifa. É por meio dessa parcela que a Energisa Sergipe diz que distribui energia a todos os clientes, paga funcionários, fornecedores e prestadores de serviço, mantém e amplia a rede e os sistemas elétricos, além de investir na modernização e melhoria crescente da qualidade dos serviços prestados.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…