Categorias: Cidades

Energisa alerta sobre os riscos de ligações irregulares de energia elétrica; saiba como denunciar

Compartilhe:

O furto de energia, mais conhecido como gato, impacta a qualidade do fornecimento de energia elétrica e pode provocar acidentes fatais. Em 2023, a Energisa Sergipe já registrou aproximadamente 3 mil irregularidades envolvendo furto e fraude nos municípios de atuação da concessionária.

Segundo o gerente comercial da Energisa Sergipe, Wellington Aranha, além de ser um ato criminoso, o furto de energia pode ocasionar graves acidentes como curtos-circuitos e choques elétricos que costumam ser fatais, afinal, interferir na rede sem o devido conhecimento e equipamentos de segurança traz grandes riscos. “O furto além de acidentes fatais, também prejudica a qualidade do fornecimento de energia, afinal, a rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia. O furto provoca sobrecarrega e queima transformadores provocando falta de energia”, afirma.

Ainda segundo Wellington, a Energisa sempre busca oferecer condições de negociação e realiza uma busca ativa para localizar os consumidores que têm direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que concede desconto de até 65% na conta de energia, evitando a inadimplência e até o uso irregular da energia. Um os critérios para receber o benefício é ter renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa.

“O cadastro é realizado de forma automática, mas a pessoa precisa estar cadastrada no CadÚnico e precisa que a unidade consumidora esteja sob a sua titularidade para que o cadastro seja efetivado de forma automática. É importante manter esse cadastro atualizado, se não tiver procure o Cras mais próximo para regularizar a situação”, explica Wellington.

Em relação às famílias que estão em áreas de ocupação irregular, a Energisa só pode realizar a regularização do fornecimento de energia elétrica após a comprovação da posse do terreno. Como consta na Resolução 1000/2021 da Agência Nacional de Energisa Elétrica (Aneel), nos casos de ligação clandestina, a distribuidora deve suspender imediatamente o fornecimento de energia por questões de segurança.

Como denunciar

A Energisa fiscaliza com frequência a rede elétrica para constatar irregularidades, mas as denúncias também são fundamentais para combater os atos criminosos. Ligações clandestinas e fraudes nos medidores podem ser denunciadas de forma anônima pelo telefone 0800 079 0196 ou pelo whats app www.gisa.energisa.com.br e ainda pelo aplicativo Energisa On. A denúncia é anônima.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Marco Queiroz, presidente do Banese: “A expectativa é que o Banese continue crescendo de forma sólida e sustentável”

  Banco do Estado de Sergipe (Banese) segue uma  trajetória de crescimento. Os números divulgados…

8 horas atrás

A Proclamação da República e a influência da Maçonaria

  Por Gilberto Costa-Silva (*)   15 de novembro de 1889, data da Proclamação da…

8 horas atrás

Não importa o placar: 6×1 ou 4×3; sem uma mudança na tributação sobre a folha, o trabalhador sempre perde

  Por Juliano César Souto (*)   Brasil enfrenta um desafio estrutural que vai além…

1 dia atrás

Cultura Geral – Ou do ‘de tudo um pouco’ ao ‘nada com coisa alguma’

  Por Léo Mittaraquis (*)   Para os diamantinos próceres Marcos Almeida, Marcus Éverson e…

1 dia atrás

Deixe-me outro dia

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   tema do presente artigo foi inspirado na…

2 dias atrás

Banese alcança lucro de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros meses de 2024

  O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…

2 dias atrás