No primeiro semestre deste ano, foram recuperados 13,2GWh que seria suficiente para abastecer o município de Pirambu durante um mês e meio. Houve um aumento de 20% da energia recuperada em relação ao mesmo período do ano passado. Os furtos e fraudes na rede impactam na qualidade do fornecimento de energia elétrica e pode provocar acidentes fatais.
Para identificar essas irregularidades, a Energisa realiza inspeções nos 63 municípios de atuação da Energisa em Sergipe. Além disso, também são realizadas operações em parceria com a Polícia Civil. Nesta semana, por exemplo, uma operação especial de combate ao furto de energia foi realizada no município de Monte Alegre. Durante operação, foram recolhidos mais de 250 quilos de cabos utilizados para realizar as ligações irregulares que impactam o fornecimento de energia elétrica na região, além dos riscos de acidentes.
“A operação mobilizou mais de 30 profissionais da Energisa e Polícia Civil para remover as irregularidades. É importante destacar que as ligações irregulares trazem sérios riscos podendo ocasionar falta de energia, curto-circuito e até acidentes fatais. Quaisquer intervenções na rede elétrica representam um risco à segurança, pois geralmente são feitas por quem não tem conhecimento técnico”, alerta o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Bernard Gouveia.
Somente este ano já foram abertos mais de 320 Boletins de Ocorrência envolvendo situação de fraude ou furto de energia elétrica. A pena para esses crimes é de um a quatro anos de reclusão. Segundo Bernard, além da obrigatoriedade do pagamento da recuperação de consumo pela irregularidade constatada, o fraudador responde criminalmente podendo chegar até a prisão.
A denúncia da irregularidade pode ser realizada por meio dos canais de atendimento da Energisa. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato.
Canais de atendimento
Gisa: gisa.energisa.com.br
Site: energisa.com.br
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
Call Center: 0800 079 0196