De janeiro a julho deste ano, 65 cabos e nove transformadores da Energisa foram furtados em Sergipe, a maioria deles em Aracaju (74%). Na madrugada da terça-feira, mais um furto entrou para as estatísticas da concessionária, pois um cabo de energia elétrica foi levado nas imediações da praça Camerino, no centro. Devido a esse delito, 24 clientes e quatro luminárias de iluminação pública ficaram sem energia.
Os números de hoje podem parecer poucos, mas, comparando os anos de 2018 e 2019, se os atos dos bandidos continuarem, a previsão é de um aumento de 128% nas ocorrências de roubo de cabos de energia, feitos de cobre.
No ano passado inteiro, foram roubados 55 condutores de cobre e 14 transformadores. Até julho deste ano, foram 65 cabos e 9 transformadores. Some-se aos roubos, o alto número de atos de vandalismos.
Para coibir a ação dos criminosos, a Energisa vem tomando algumas providências, a exemplo da substituição dos cabos de cobre por alumínio, que têm valor comercial inferior e são menos atrativos aos ladrões.
Para o gerente de Operação Wilton Leal, quem pratica esse tipo de ato promove riscos a si mesmo e à população. “A manipulação de cabos de energia só deve ser feita por profissionais da Energisa. Precisamos contar com o apoio da população na denúncia desses roubos, uma vez que o prejuízo maior é para quem fica sem energia”.
Quem quiser denunciar poderá fazê-lo pelo telefone 08000 79 0196. A ligação é gratuita, e o sigilo garantido.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…
A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) celebrará o Dia do Músico, nesta sexta-feira, 22,…
Em busca de compartilhar experiências e adquirir conhecimentos sobre o segmento energético, o Governo…