A instalação do padrão de entrada de ligação de energia na área externa do imóvel permite a leitura eficiente do consumo de energia. Para evitar contas de energia sem o consumo real e prevenir acidentes, a Energisa recomenda que os clientes externalizem o padrão de instalação do medidor para que a leitura possa ser realizada sem impedimentos.
A leitura no medidor de energia é realizada mensalmente pelo colaborador da Energisa, mais conhecido como leiturista. Em média, cerca de 8 mil clientes são faturados pela média de consumo devido ao impedimento de acesso ao medidor, por se encontrarem na parte interna da unidade consumidora. Em situações assim, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabelece que seja realizado o faturamento por média.
“O faturamento pela média é baseado na média dos últimos 12 meses de consumo pelo cliente, não contabilizando o consumo exato daquele mês. Por isso, reforçamos a importância de deixar o medidor livre para que nosso colaborador possa contabilizar o valor real de consumo ou o cliente entre em contato com a Energisa e realize sua autoleitura”, orienta o gerente comercial da Energisa em Sergipe, Wellington Aranha.
Outro ponto de atenção é que após o terceiro mês consecutivo de impedimento de acesso, a empresa poderá efetuar a suspensão de fornecimento de energia conforme previsto na Resolução.
Como fazer a autoleitura
A autoleitura é uma opção disponível para todos os clientes por meio dos canais digitais. O cliente deve realizar a leitura do medidor até três dias antes da data da leitura prevista na conta de energia. É preciso informar à Energisa o número que aparece no visor do medidor/relógio de energia. A informação coletada no medidor pode ser enviada à distribuidora por meio do aplicativo Energisa On ou site www.energisa.com.br.