A Energisa realizou 9,3 mil manutenções programadas na rede elétrica de janeiro a agosto de 2022. O serviço é preventivo e envolveu a troca de componentes da rede elétrica e a poda de cerca de 29,6 mil árvores. Segundo o gerente de Construção e Manutenção da Rede, Thyago Tanouss, essas atuações contribuíram para reduzir ocorrências de falta energia e melhorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica nos 63 municípios sergipanos que a Energisa atua.
“Assim como qualquer equipamento, os componentes da rede elétrica têm uma vida útil. Substitui-los por novos e mais modernos antes de apresentarem problemas, é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura”, declara Tanouss, lembrando que as manutenções também visam adequar a quantidade de energia disponível e a demanda. “Acompanhamos o desenvolvimento populacional, a economia local e o comportamento social da população. Tudo isso interfere na quantidade de energia consumida. Precisamos atuar para que a qualidade não caia”, completa.
De acordo com Tanouss, tudo é planejado para que o cliente nem perceba a manutenção, mas questões técnicas e de segurança exigem que a rede elétrica seja desligada durante a execução do serviço. Nesses casos, a Energisa informa os clientes com antecedência por meio de cartas, rádios e carros de som. O intuito é que os clientes possam se planejar para o intervalo em que a rede elétrica estará desligada.
“Nos avisos são informadas as regiões que receberão a melhoria, hora de início e previsão do horário de finalização do serviço. O desligamento da rede elétrica só é adotado quando realmente necessário”, explica.
A rede elétrica pode ser afetada por ações climáticas ou mesmo acidentes de trânsito, a exemplo de colisões em postes. Nesses casos, a manutenção se transforma em emergencial e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede. “Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os colaboradores quantos os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos para reduzir o tempo do desligamento”, explica Thyago.
Novas tecnologias são constantemente desenvolvidas para minimizar o impacto ou até evitar os desligamentos. A Energisa adota, por exemplo, o mega jumper (dispositivo que permite transpor um trecho isolado da rede elétrica), manobras automatizadas/remotas para transferência de carga e manutenção em rede energizada pela equipe de Linha Viva.
Esses profissionais passam por treinamentos diferenciados, como foco em segurança, que os preparam para atuarem com a rede elétrica ligada utilizando equipamentos específicos e capazes de protegê-los. “Eles são especialistas nesse tipo de atuação e com anos de experiência no setor elétrico. Como todos os nossos eletricistas, sabem a importância de seguir cada norma de segurança e da utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, conclui o gerente.
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