A Energisa Sergipe realiza diariamente inspeções na rede elétrica para identificar furto e fraude de energia que são crimes previstos no Código Penal. Desde janeiro deste ano, foram identificadas na área de concessão da Energisa 900 irregularidades, somando 3,3 GWh de energia recuperada, suficiente para abastecer 40 mil imóveis durante um mês. Essas irregularidades impactam a qualidade do fornecimento de energia e traz riscos de choques elétricos, podendo ocasionar acidentes fatais.
O gerente de Serviços Comerciais da Energisa em Sergipe, Daniel Flor, explica que nas inspeções em imóveis residenciais e estabelecimentos comerciais foram encontradas irregularidades entre ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição de energia.
“Qualquer intervenção na rede elétrica representa um risco à segurança, pois geralmente são feitas por quem não tem conhecimento técnico, podendo ocasionar um choque elétrico, um incêndio e até a morte do interventor ou de terceiros. Por isso, estamos sempre reforçando os riscos dessas ações irregulares que também afetam a qualidade do fornecimento”, alerta Daniel
Como denunciar
A Energisa fiscaliza com frequência a rede elétrica para constatar irregularidades, mas as denúncias também são fundamentais para combater essas ações. Ligações clandestinas e fraudes nos medidores podem ser denunciadas de forma anônima pelo telefone 0800 079 0196 ou pelo whats app www.gisa.energisa.com.br e ainda pelo aplicativo Energisa On.