Conhecer de perto as necessidades dos clientes e de possíveis parceiros, com o intuito de traçar as melhores estratégias para auxiliar no desenvolvimento dos negócios. Esse é um dos objetivos de uma série de visitas que o diretor de Crédito e Serviços do Banese, Ademario Alves, tem realizado em diversos municípios sergipanos.
Nas últimas semanas, a equipe de crédito e serviços do banco realizou visitas aos municípios de Itabaiana, Itabaianinha e Umbaúba. No primeiro município, esteve reunida com representantes do Grupo Peixoto; com a proprietária da empresa Vida Verde, do ramo de hortaliças; e conheceu a Cooperativa de Beneficiamento Castanhas do Carrilho (COOBEC).
Já em Itabaianinha, o cliente visitado foi a Cerâmica São José, empresa tradicional da cidade, gerida por José Abílio Primo. Em Umbaúba, na região sul do estado, a visita foi à Cerâmica Martins Fontes, um dos empreendimentos locais do empresário Cecílio Félix Neto.
Em todos os locais visitados, houve discussão sobre as linhas de crédito ofertadas e a possibilidade de desenvolvimento de novos produtos a partir das demandas apresentadas pelos clientes. Também foram debatidas questões referentes a condições de crédito, além de outros assuntos com foco no desenvolvimento estratégico dos negócios e, consequentemente, da economia dos municípios onde esses empreendimentos atuam.
Novas oportunidades
De acordo com o diretor Ademario Alves, ter esse contato com clientes estratégicos e potenciais parceiros é sempre uma experiência muito boa, porque ao conhecer a rotina do empreendimento é possível enxergar com clareza as demandas existentes, bem como, novas possibilidades para fomentar as empresas locais.
“A partir desse olhar mais ampliado surgem insights para novas oportunidades de negócios. É possível desenhar novos produtos, adequar os já fornecidos, ou até mesmo, direcionar os clientes para produtos e serviços que estão no nosso portfólio, mas que eles ainda não estavam usufruindo”, destaca Ademario Alves.
Visita foi festejada
Para a presidente da COOBEC, Maria Cristina da Silva, ter recebido a comitiva do banco para conhecer o processo de beneficiamento artesanal da castanha de caju foi um momento importante para a entidade, pois, significa que a instituição financeira conhece a história do local, e está interessada em colaborar com o crescimento da cooperativa.
E ela, inclusive, já sabe de que maneira esse auxílio acontecerá: através de linha de crédito para capital de giro, e apoio para restauração do filtro lavador de gases, utilizado para filtrar a fumaça antes de ser liberada, ajudando a cooperativa a manter os cuidados com o meio ambiente.
“Termos conseguido atuar de forma associativa foi uma vitória para os quebradores de castanhas do Carrilho. Hoje temos uma estrutura de trabalho que permite salário contínuo e digno para todos, promovendo qualidade de vida para os envolvidos. Nosso sonho é sermos uma central e conseguirmos atender a todos que beneficiam castanha em nosso povoado”, declara Maria Cristina da Silva.
A COOBEC foi criada há oito anos e possui 32 famílias cooperadas, que beneficiam duas toneladas de castanha por mês, material que é comercializado dentro e fora de Sergipe. Mas a história do povoado Carrilho com o beneficiamento da castanha de caju já existe há meio século.
Duas décadas de parceria
Outro empreendimento visitado pela equipe do Banese foi a Hortaliças Vida Verde, gerida pela empresária Simone da Silva Reis. A empresa é familiar e foi iniciada pelos pais de Simone há mais de 30 anos. Ao longo desse tempo, a companhia se consolidou como um dos principais fornecedores de hortaliças do estado, inclusive as cultivadas em hidroponia, técnica de cultivo em solução líquida com fertilizantes e sem necessidade de uso do solo.
A Vida Verde é cliente do Banese há mais de 20 anos e, de acordo com Simone Reis, essa é uma parceria que tem dado muito certo. Ela confessa, inclusive, já ter novos planos para a empresa, e que o Banco será fundamental para torna-los realidade.
“Conheço [os gerentes] Joselene Prata e o André Silva há muito tempo, eles são maravilhosos e nos atendem super bem. Fiquei feliz em conhecer o diretor e o superintendente, e em saber que podemos contar, sempre, com o banco para o nosso crescimento”, evidencia a empresária.
Time Banese
Além do diretor de Crédito e Serviços do Banese, Ademario Alves, também integraram a comitiva de visitas os gerentes gerais das agências Banese de Itabaiana, Itabaianinha e Umbaúba; a gerente regional de Varejo no interior, Joselene da Silva Santos Prata; e o superintendente de Atacado e Desenvolvimento, Wesley Teixeira Cabral.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…