Cultura

Escritor Luiz Thadeu é o mais novo imortal da Abrasci

Compartilhe:

 

O escritor e jornalista Luiz Thadeu Nunes e Silva é o mais novo imortal do Colegiado Acadêmico de Ciência Humana, durante solenidade ocorrida, ontem, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Luiz Thadeu assumiu a cadeira de número 15, que tem como patrono Luís Vicente de Souza Queiroz. “Quis Deus, que me trouxe de tão longe, dos rincões do Maranhão, que chegasse até aqui”, disse após fazer o juramento naquele soldalício.

Luiz Thadeu assina o termo de posse na Abrasci

No seu discurso, Luiz Thadeu, que integra a equipe de colunistas do Portal Só Sergipe,  agradeceu às pessoas que foram prestigiar a sua posse na capital carioca e citou gratidão, “acima e antes de tudo, à literatura, às artes, às ciências, à história, que me alicerçaram ao longo do caminho”. Luiz Thadeu, que é autor do livro “Das muletas fiz asas”, parafraseou o seu conterrâneo Ferreira Gullar, que disse: “a arte existe porque a vida não basta”.

Luiz Thadeu lembra que a sua posse como imortal da Abrasci começou, na verdade, em dezembro de 2023, quando foi de Guarulhos (SP) para Nova Jersey, nos Estados Unidos. Na poltrona, ao lado da sua, conheceu o viajante e rotariano Saulo Trevisan. Ambos convesaram durante as longas 11 horas de vôo. Depois se despediram, trocaram os números de telefone e quatro meses depois,  um cidadão de nome Jansen Lage, amigo de Saulo, entra em contato com ele, convidando-o para fazer parte da Abrasaci, e assim aconteceu.

A Abrasci foi fundada em 1910

Luiz Thadeu é considerado o homem mais viajado do mundo com mobilidade reduzida, visitou 151 países em todos os continentes da terra. Ele também é membro do IHGM, Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão; ABLAC, Academia Barreirinhense de Letras, Artes e Ciências; ATHEAR, Academia Atheniense de Letras; e da AVL, Academia Vianense de Letras.

Fundada em 1910, a Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci) consolidou-se ao longo dos anos como uma entidade cultural proeminente no Brasil, inicialmente surgida como Academia Brasileira de História. Desde seus primórdios, sob a liderança de figuras como Afrânio de Mello Franco, Alberto Rangel, Basílio de Magalhães e Ramalho Ortigão, a academia enfrentou desafios inerentes à sua criação, porém estabeleceu uma base sólida para o desenvolvimento de suas atividades.

 

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Ministro Renan Filho garante BR-101 norte concluída em 2024 e anuncia duplicação no trecho sul

  O ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu ao governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, que…

1 minuto atrás

Sergipe conquista nota AAA da agência de risco Fitch

  A agência de risco Fitch Ratings, uma das três principais agências internacionais de avaliação de…

2 minutos atrás

Maria (De)Alves — o estrelato discreto de um grande talento sergipano

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   sta semana, eu e minha esposa demos…

16 horas atrás

Livro “Fantástico Sergipano” marca estreia de César Ribeiro como contista   

  Por Acácia Rios (*)   Ver o regresso dos Parafusos é  como sentir que…

21 horas atrás

Vila da Páscoa tem opções de cultura e lazer para toda a família

Apesar de ainda faltarem 16 dias para o Domingo de Páscoa, que este ano ocorre…

21 horas atrás

BNDES aprova crédito de R$ 20 milhões para empresa que abastece o SUS

  O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou uma linha de crédito de R$…

23 horas atrás