Negócios

Estado alinha diretrizes sobre o Novo Processo de Importação

Compartilhe:

Diante do trabalho realizado pelo Governo de Sergipe para alavancar a economia do Estado, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) esteve reunida nesta segunda-feira, 3, com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a Receita Federal e o Banco do Estado de Sergipe (Banese). O objetivo do encontro foi discutir sobre o modelo e o cronograma do Novo Processo de Importação em nível nacional, com a ampliação da Declaração Única de Importação (Duimp). A reunião ocorreu na sede da Sedetec.

A articulação entre as instituições para a implantação da Duimp tem como finalidade o impulsionamento do comércio exterior sergipano. Além disso, os gestores dos órgãos buscaram alinhar, durante a reunião, a integração dos bancos de dados com o do Portal Único de Comércio Exterior.

“Além de atuar na digitalização dos processos, o intuito é que os documentos sejam originados eletronicamente com acesso compartilhado de todos os entes interessados. O processamento antecipado das declarações de importação reduz o tempo de resolução e impacta em margens de arrecadação, gerando eficiência”, declarou o auditor fiscal da Receita Federal Gustavo Muniz, durante a apresentação do Novo Processo de Importação.

A perspectiva é de que a implantação do novo sistema diminua o tempo logístico e traga competitividade para Sergipe. Além disso, o processo deve ampliar as divisas do estado, impulsionando o desenvolvimento econômico.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, explica que a reunião é fruto de um diálogo iniciado anteriormente. “A Receita Federal nos trouxe informações e nós tratamos de ampliar esse debate, chamando a Sefaz e o Banese. Com isso, vemos que estamos no caminho certo, aproveitando as janelas de oportunidade e contribuindo para projetar o estado”, colocou.

“Os dados trazidos na apresentação confirmam que a iniciativa está alinhada com o planejamento estratégico da Sefaz e do Governo de Sergipe, que é facilitar a vida do contribuinte. Nos colocamos à disposição para avançar nesse projeto”, ressaltou o secretário em exercício da Sefaz, Laércio Marques.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

São Luís, minha Ilha do Amor, faz 412 anos

  Por Luiz Thadeu Nunes e Silva (*)   ou ilhéu, nascido na Ilha do…

10 horas atrás

Impressões de uma viagem ao Nordeste profundo

  Por Luciano Correia (*)   esses dias deixei o litoral para mergulhar no interior…

12 horas atrás

O que abre e o que fecha neste feriado de 7 de setembro

  Neste sábado, 7 de setembro, é feriado da Independência do Brasil e por conta…

14 horas atrás

Almeida Antológico – A propósito de Florilégio Latino: textos poéticos bilingues traduzidos e comentados

  Por Léo Mittaraquis (*)   Todo o coro dos escritores prefere os bosques e…

15 horas atrás

Exposição celebra 60 anos de arte de Joubert Moraes

  Considerado um dos nomes mais relevantes da história da arte em Sergipe, Joubert Moraes…

1 dia atrás

Supervendas Sergipe reunirá mais de 80 expositores em outubro

  No período de 9 a 11 de outubro, o Centro de Convenções AM Malls…

1 dia atrás