Em Sergipe, 294 índios Xocós residentes no povoado de São Pedro, no município de Porto da Folha, votarão nas eleições municipais deste ano. Esse é o número total de índios eleitores no Estado, segundo levantamento divulgado hoje, 9, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A 133ª seção eleitoral funcionará na Escola Estadual Indígena Dom José Brandão de Castro, no município de Porto da Folha. A 18ª Zona Eleitoral (ZE), que possui jurisdição sobre os municípios Porto da Folha e Monte Alegre, é a responsável por organizar os trabalhos.
Segundo o chefe de cartório da 18ª ZE, Romário Gomes Santos, a seção eleitoral fica a aproximadamente 50km da cidade. “Quando chove muito, é necessário utilizar barco para atravessar o Rio São Francisco, que cerca a localidade. Nos últimos anos, o tempo tem ajudado, e o acesso tem sido feito por terra”, disse.
Os mesários que atuarão na referida seção são índios da própria comunidade. Segundo o Cartório Eleitoral, eles são escolhidos pela experiência em eleições passadas e pela voluntariedade em trabalhar nestes períodos. A juíza Fabiana Oliveira Bastos de Castro é a autoridade responsável pela circunscrição.
Candidatos
Este ano, também, oito indígenas se candidataram a vereador nas eleições: três em Aracaju, um em Aquidabã, outro em Carira, um em Cristinápolis, um em Laranjeiras e outro em Porto da Folha.