2022 pode ter sido o ano em que as startups finalmente começaram a adotar a digitalização, mas até agora, resultados concretos — do tipo que traz crescimento — ainda não surtiram efeito para algumas.
O problema é simples: o tipo de transformação que a maioria das empresas até agora conseguiu trazer é apenas o primeiro passo para crescer. A boa notícia é que muitas empresas de aplicativos e startups começaram a focar mais em modernizar suas infraestruturas, elas estão prontas para um crescimento real.
Confira neste artigo, seis estratégias de marketing digital e ideias para startups que podem ajudar no crescimento ainda este ano e finalmente alcançar outro nível.
Para que o crescimento aconteça ainda em 2022, as startups precisam concentrar seus esforços iniciais em estratégias de marketing digital com horizontes mais amplos.
E nos dias atuais, não há horizonte mais promissor e cheio de potencial do que a experiência do cliente.
As empresas que abraçam isso, formam compradores envolvidos e encantados com a marca. E que melhor maneira de agraciar sua empresa com clientes fiéis do que oferecer recursos úteis que facilitam sua jornada?
Faça isso através do marketing de conteúdo.
Grande parte das startups já possuem um blog. No entanto, há uma grande diferença entre ter um blog sem estratégia de conteúdo e um que se baseia em dados e métricas para otimizar seus artigos e consequentemente obter resultados significativos.
Comece descobrindo o que seus compradores precisam. Existem várias ferramentas à sua disposição para isso. Primeiro, você pode usar ferramentas de palavras-chave para encontrar o que está em tendência no seu segmento.
Essas mesmas ferramentas permitirão que você saiba quais tópicos realmente possuem um bom volume de pesquisa e quais são demandados para que você não esteja perdendo tempo produzindo e promovendo conteúdo que ninguém quer ler.
Em segundo lugar, a necessidade é impulsionada pela dor, então pense profundamente sobre seus clientes B2B e B2C e o que eles não possuem, o que os faz ‘sofrer’? Então, forneça o tipo de conteúdo que alivia esses pontos de dor.
Quase metade dos compradores consomem conteúdo online antes de chegar à tomada de decisão. São nessas horas que o seu conteúdo deve ser o que eles estão consumindo.
Alguns exemplos de pontos de dor do consumidor que você pode ajudar a aliviar com conteúdo útil:
Uma base sólida de conteúdo relevante é essencial para uma estratégia de marketing digital bem-sucedida para startups. Você fez a pesquisa e produziu um ótimo conteúdo para seus consumidores usando marketing de conteúdo. Mas, qual próximo passo?!
Agora chegou o momento de dobrar esses resultados através do SEO.
Você irá precisar pesquisar ainda mais: pesquise palavras-chave que vão mais fundo e mostram onde você pode concentrar seus esforços na tentativa de melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.
O truque é equilibrar técnicas de conteúdo SEO com a experiência do usuário.
O conteúdo SEO, que emprega a colocação estratégica de palavras-chave ao longo dos artigos, pode soar estranho às vezes.
Mas se você quer que o seu conteúdo seja bom, relevante, engenhoso e útil – não esquecendo, claro, da experiência do cliente, ou seja, que seja de fácil compreensão -, então tenha esse equilíbrio em mente quando aplicar essa estratégia.
Devido ao seu potencial de segmentação e alcance, os funis de marketing do Facebook continuam sendo uma das formas mais eficazes de gerar leads no mundo B2B e B2C e precisam estar na estratégia de marketing digital de sua startup. Além disso, é também o mais barato entre as outras redes sociais como Linkedin e Twitter.
Primeiramente, defina sua persona e as marcas que você está tentando alcançar e, em seguida, criar esse perfil no Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Você também pode configurar um pixel de remarketing e direcionar os visitantes do seu site e públicos semelhantes para tornar o perfil do consumidor ainda mais assertivo. Dessa forma, você maximizará o ROI e, dependendo dos seus objetivos de marketing, você pode criar campanhas que:
Outros recursos do Gerenciador de anúncios do Facebook são:
Com o passar do tempo os usuários da internet esperam ter uma melhor experiência quando navegam em busca de informação ou entretenimento, os players de qualquer segmento precisam procurar maneiras de encantar seus clientes onde quer que estejam na jornada do consumidor.
Por isso, o melhor lugar para iniciar isso é com o site da empresa.
Por se tratar de ‘Experiência do Cliente’, muitos sites ainda precisam melhorar nesse sentido.
Aqui estão três ações que devem ser adicionadas ao planejamento de marketing digital de uma startup:
Uma vez que você está agora dedicado a ‘encantar’ seus clientes, você vai querer atualizar seus métodos onde quer que você tenha um ponto de contato com seus potenciais clientes e novos visitantes. A automação de marketing deve fazer parte da estratégia digital para sua startup.
Onde quer que alguém esteja ao longo da jornada do consumidor, você vai querer ajudar, persuadir, encorajar e responder a quaisquer ações que eles estão tomando em relação ao seu negócio.
Em algumas pesquisas realizadas por mim e pelos meus clientes de consultoria de marketing, foi identificado que um grande ponto de dor para 40% dos compradores é um tempo de resposta lento da equipe de vendas. Outras frustrações incluíram um processo lento de reordenamento, que incomodou quase um terço dos entrevistados da pesquisa.
A automação pode ajudar a resolver esses problemas e muitos outros através do estímulo das comunicações, oferecendo links úteis e vinculando dados personalizados de pedidos passados para clientes individuais.
Em essência, o que você está fazendo é transformar seu negócio em uma experiência focada no cliente. Os compradores b2B querem o seguinte:
Enfim, o benefício de automatizar seus processos de marketing é que ele ajuda com mensagens consistentes em todas as suas plataformas: e-mail, anúncios digitais e outros canais onde você interage com seus leads e clientes.
Apesar de muitos ‘gurus’ discriminarem e até declararem a ‘morte’ dessa estratégia, para alguns profissionais o email marketing ainda continua forte, principalmente quando usado para compartilhar novos conteúdos úteis e relevantes a uma comunidade como um boletim de notícias.
O e-mail marketing amplia o poder de seus esforços de marketing de conteúdo quando você usa-o cuidadosamente e direcionando a clientes segmentados em cada ponto específico ao longo da jornada do consumidor.
Não é segredo que algumas startups ainda estão reconhecendo que precisam entrar com tudo na transformação digital e estratégia de marketing. Tendo a noção de que a digitalização pode levar ao crescimento, os players de startups que transformaram seus processos back-end e infraestruturas de TI agora devem trabalhar com uma agência de marketing na implementação de estratégias para startups que descrevi neste texto.
É assim que eles começarão a encarar seus objetivos com outras perspectivas, e por consequência, otimizar a experiência do cliente e alcançar um outro patamar em seu segmento.
Você pode opinar sobre esse tema, ou sugerir quais assuntos que deveríamos abordar aqui na coluna ‘Marketing Descomplicado’.
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(*) Consultor de Marketing Digital e idealizador do Me Ajuda Cleo, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.
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