“Muito foi dado a cada um de nós, muito nos será cobrado”. A frase é do governador Fábio Mitidieri, ao empossar os 19 secretários estaduais, durante a concorrida solenidade no Teatro Atheneu. O alerta de Mitidieri teve como base a Bíblia, mais especificamente o Livro de Lucas que diz exatamente o seguinte: “A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido”.
Ele ressaltou que representa um “novo tempo na política sergipana” e que essa reponsabilidade é dele e das pessoas escolhidas para o secretariado. “Esse desafio é compartilhado com vocês. O compromisso começa aqui e agora” e já avisou que “sou um governador cri cri, vou cobrar de vocês” e depois pediu aos presentes para darem confiança ao grupo.
Coube ao secretário da Casa Civil, Jorginho Araújo, falar em nome de seus colegas secretários, quando agradeceu ao governador a confiança. “Todos vão cuidar de suas pastas, mas com um único objetivo de ampliar os índices do governo, alavancando o emprego, educação cidadã”, disse o secretário. Para ele, os nomes que compõem o governo Mitidieri têm muita qualidade técnica, e são adequados ao desafio.
Jorginho Araújo destacou, ainda, que o novo governo é de esperança e renovação. E usou uma frase da música Prelúdio, de Raul Seixas: “sonho que se sonha só, é um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”.
Expectativas
Recriada pelo governador Fábio Mitidieri, a Secretaria da Comunicação tem como titular Cleon Menezes. “Vamos estreitar ainda mais o relacionamento, não só com a imprensa, mas, também, com todo o povo sergipano” afirmou. “O nosso plano muito claro é fazer a comunicação cada mais vez mais efetivas, mas também melhorar o dia a dia das pessoas, através de políticas de comunicação”, completou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, disse que tem muito trabalho a ser feito, até porque Sergipe vive um bom momento no setor de gás. Valmor tem larga experiência e deixou a presidência da Sergas para assumir a Sedetec.
Já a secretaria de Justiça, Cidadania e Defesa do Consumidor (Sejuc), a delegada da Polícia Civil, Viviane Pessoa, disse que vai contribuir bastante, devolvendo a confiança do governador Mitidieri em seu nome. Ela disse, ainda, que conta com o apoio do delegado Cristiano Barreto, que é amigo e colega de profissão, o ex-titular da Sejuc e que agora assumiu a secretaria de governo.
Aliás, sobre a presença de delegados da Polícia Civil no primeiro escalão do seu governo, Mitidieri brincou: “é um governo seguro”. Dos 19 secretários, quatro são delegados da Polícia Civil: Viviane Pessoa, João Eloy de Menezes, que segue na secretaria de Segurança Pública, e Danielle Garcia, que assumiu a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres.
Confira abaixo os nomes dos secretários empossados
Secretaria de Estado do Governo – Cristiano Barreto
Secretaria de Estado da Casa Civil – Jorginho Araújo
Sedesc (Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Cidadania) – Érica Mitidieri
Sejuc (Secretaria de Estado da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor) – Viviane Pessoa
SES (Secretaria de Estado da Saúde) – Walter Pinheiro
Setur (Secretaria de Estado do Turismo) – Marcos Franco
SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) – João Eloy de Menezes
SPM (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres) – Danielle Garcia
SEEL (Secretaria de Estado do Esporte e Lazer) – Mariana Dantas
SEMASC (Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima) – José Carlos Felizolla
SETEEM (Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo) – Jorge Teles
SEGAB (Secretaria de Gabinete) – Thiago Andrade
SEAD (Secretaria de Estado da Administração) -Lucivanda Rodrigues
SEAGRI (Secretaria da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca) – Zeca da Silva
SEDETEC (Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia) – Valmor Barbosa
SECOM (Secretaria de Estado da Comunicação) – Cleon Menezes
SEDUC (Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura) -Zezinho Sobral
SEDURBS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura) – Luiz Roberto Dantas
SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda) – Sarah Tarsila Andreozzi