Uma notícia falsa – fake news – abalou os torcedores do Flamengo em diversas partes do Brasil: que faltaria energia elétrica durante a decisão da Libertadores, quando o Flamengo joga com o River Plate, às 17 horas, em Lima. Rapidamente, as concessionárias trataram de desmentir a informação, a exemplo da Energisa em Sergipe.
Segundo comunicado da Energisa, “não há manutenção programada da rede elétrica para este sábado, 23 de novembro, que possa causar a interrupção no fornecimento de energia no horário da final da Libertadores da América”.
A concessionária garantiu que “trabalha para fornecer energia de qualidade e segura para que todos possam curtir o jogo ou a sua programação preferida. Vale lembrar que a Energisa sempre informa sobre os desligamentos para manutenção da rede por avisos oficiais em carros de som, rádios e veículos de comunicação”.
Alguém, usando o nome da Energisa e demais concessionárias pelo país, dizia que “em virtude de manutenção da rede elétrica, a energia será desligada sábado, dia 23 em todo o Sergipe, a partir das 16 horas voltando ao normal após às 20 horas. Desejamos a todos os consumidores uma excelente quinta-feira”.
O texto falso foi quase idêntico no Mato Grosso, Piauí, Rondônia e outros Estados.