As franquias faturaram em Sergipe, no ano de 2018, R$ 1,381 bilhão, 6,2% a mais que em 2017. Nesse período, houve um crescimento de 12%, tanto no número de redes, quanto para as unidades. Em 2017 eram 237 redes e 592 unidades, enquanto que em 2018, foram 266 redes e 661 unidades. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
As 661 unidades de Sergipe estão distribuídas em 11 segmentos. As de alimentação e saúde, beleza e bem estar são as mais presentes no mercado sergipano. Alimentação tem 160 unidades, o que corresponde a 24,2%, enquanto que saúde, beleza e bem estar têm 163, com 24,7%.
No segmento casa e construção são 48, 7,3%; limpeza e conservação, 11, que equivale a 1,7%; moda, 76, corresponde a 11,5%; serviços automotivos, 41, o correspondente a 6,2%; serviços educacionais, 69, com 10,4%. Hotelaria e turismo têm 18 unidades de franquia, equivalente a 2,7%. Na lanterna das franquias está lazer, com apenas duas (0,3% do total).
Para o especialista em franquias, o economista Daniel Alberto Bernard, da Netplan Consultoria e Franquia Web, Sergipe se desenvolveu, tem uma boa demanda para unidades franqueadas e conta com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que oferece as menores taxas de juros do sistema financeiro para quem quer empreender.
“E quem vai empreender na região do semiárido, a taxa é a mais baixa do país”, arrematou Daniel Bernad, que vislumbra, agora, com a descoberta da Petrobras de uma potencial reserva de gás natural em Sergipe, uma tendência de crescimento. “Foi uma grande notícia e que causará um impacto positivo em toda a região e em todo o país”, comentou o economista.
“A região vai crescer. Lembro que Macaé (RJ) foi desenvolvida em função do petróleo. Puxa toda a economia. Com isso, a tendência é chegar mais franquias de diversos tipos em Sergipe. Recentemente, participei de uma Feira de Franquias em Salvador e conversei com muitas pessoas de Sergipe querendo comprar unidades franqueadas. Também estive numa feira semelhante, no Maranhão, e pude observar o crescimento em toda a região Nordeste”, contou Daniel ao Portal SOSERGIPE.
Dados da ABF mostram que, em toda região Nordeste, o faturamento das franquias aumentou 5% em 2018. Foram R$ 23,681 bilhões em 2018, contra R$ 22,544 bilhões em 2017. O número de redes cresceu 17% em 2018. Eram 845 em 2017, enquanto que em 2018 subiu para 845. O número de unidades no Nordeste aumentou em 10%. Eram 13.454 em 2017 e subiu para 14.839 em 2018.
Para Daniel Bernard, Aracaju é uma capital com um grande potencial de consumo, condição importante para a chegada de franquias oferecendo os mais variados serviços. Em 2014, por exemplo, Sergipe ocupava o 28º lugar em potencial de consumo do país com R$ 13,384 milhões. Ou seja, R$ 0,41 a cada R$ 100,00 eram gastos no Estado.
Num dado mais recente, de 2018, Sergipe foi para 35º lugar no ranking, com R$ 15,511 bilhões, segundo o Índice de Potencial de Consumo (IPC). “A posição de Aracaju é bem relevante. Dados como esses são utilizados para a expansão de redes, pois dá informação de mais de 1.570 municípios brasileiros.
De fato, as franquias brasileiras têm tido um crescimento exponencial. A ABF, em seu último relatório, apontou um crescimento de 7% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao anterior. O faturamento da receita passou de R$ 38,8 bilhões para R$ 41,5 bilhões.
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