Fogos de artifícios e decoração luminosa são ingredientes que não podem faltar no réveillon, uma das datas mais especiais do ano. Para aproveitar a festividade com segurança, a Energisa orienta sobre cuidados importantes com a rede elétrica para evitar a interrupção do fornecimento de energia e acidentes. Para aproveitar a festividade com segurança, a Energisa orienta sobre cuidados importantes com a rede elétrica para evitar a interrupção do fornecimento de energia e acidentes.
O coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sergipe, Robson Jezler, alerta sobre os riscos de soltar fogos de artifícios próximos à rede elétrica. “Sabemos que é algo muito comum nas festas de final de ano, mas a queima dos fogos deve ser realizada longe da rede elétrica para evitar curtos-circuitos, rompimento dos cabos e até incêndios, que comprometem o fornecimento de energia elétrica para milhares de pessoas, inclusive para serviços essenciais”, alerta.
Ainda segundo Robson, assim como os fogos de artifícios, os sinalizadores, bombas e outros tipos de luminosos e pirotécnicos não devem ser acesos, em hipótese alguma, perto da rede elétrica. “O calor emitido por esses artefatos pode dilatar e superaquecer fios e cabos da rede, interferindo no funcionamento do sistema elétrico. O correto é procurar uma área livre, distante da fiação, de árvores e pessoas que podem ser atingidas acidentalmente”, detalha.
Para quem vai celebrar a virada do ano em casa, é importante evitar ligar todos os equipamentos em apenas uma tomada para não ocorrer uma sobrecarga no circuito e como consequência um incêndio.
Durante festividades, uma cena muito comum são as colisões em postes que provocam acidentes graves e a interrupção no fornecimento de energia elétrica. Por isso, a Energisa reforça que a atenção no volante seja redobrada, principalmente durante eventos como o réveillon.
“A mistura de bebida alcoólica com direção aumenta muito o risco de colisões com postes, mas outros fatores como sono, cansaço e excesso de velocidade também contribuem de forma decisiva para as ocorrências de acidentes desta natureza. Em casos de acidentes, o condutor deve acionar o Samu e a Energisa. Sempre que possível, o condutor deve ficar dentro do veículo para evitar choques elétricos. Quem for prestar socorro, também deve ficar distante e acionar o socorro”, orienta Robson.
Aplicativo para celular Energisa On
Site www.energisa.com.br
Gisa (assistente virtual do Whatsapp): www.gisa.energisa.com.br
Call Center – 0800 079 0196
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…