Depois de quatro meses fechados, finalmente o Governo do Estado autoriza a reabertura dos cinco shoppings centers de Sergipe, a partir de amanhã, 14, das 12 às 22 horas, de segunda à sábado. Sergipe era o único Estado que ainda mantinha estes centros comerciais fechados, para desespero dos lojistas. As praças de alimentação dos shoppings, no entanto, continuam fechadas.
“Não deliberamos que essa retomada dos restaurantes aconteça já amanhã porque considerando que os shoppings abrirão, não seria prudente ter clientes na praça de alimentação”, justificou o governador Belivaldo Chagas.
Já os bares, restaurantes, sorveterias e lanchonetes da cidade voltarão a funcionar na próxima quarta-feira, 19, com 50% da capacidade e consumo no local. O protocolo para reabertura desses estabelecimentos será conhecido na segunda-feira, 17.
As decisões foram tomadas hoje, 13, em reunião do Cogere (Comitê Gestor de Retomada Econômica) que também adiantou que a abertura de academias e locais de eventos será tema de reuniões nos dias 26 e 27 de agosto.
Além dos shoppings, estão autorizados a funcionar galerias comerciais e lojas de departamentos. A capacidade dos shoppings está limitada em 50% e para funcionários e clientes e o uso de máscara é obrigatório. Todos terão que manter o distanciamento mínimo de 1,5 m dentro das lojas.
Os templos evangélicos e as igrejas continuam autorizados a funcionar com 30% de ocupação.