A Prefeitura de Aracaju iniciará, nesta sexta-feira, 16, o ‘Forró no Bairro’. O primeiro dia de programação do projeto contemplará os moradores dos bairros Bugio e América com muito forró, animação e arrasta pé, ao som de artistas sergipanos, valorizando a cultura regional e fortalecendo as tradições da população local.
Realizado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o Forró nos Bairros seguirá até o sábado, 17, com programação nos bairros Farolândia (conjunto Augusto Franco) e 17 de Março, e é parte da programação do Forró Caju 2023.
No bairro América, zona Oeste de Aracaju, o palco para apresentação dos artistas já está sendo montado na praça Franklin Roosevelt com uma estrutura que visa garantir conforto e segurança para que a população festeje com tranquilidade.
Para a moradora Maria Elze Santos Brito, a animação para curtir o forró pertinho de casa é enorme. “Sexta-feira vou dançar muito, como eu moro aqui perto, posso dançar até daqui da calçada mesmo. E essa iniciativa é muito importante, prova que o bairro não está esquecido e a gente merece um forrozinho pra arear a fivela”, destaca ela ao revelar que é ex-quadrilheira junina.
Como forma de democratizar os eventos juninos na cidade, levando a alegria e o ritmo contagiante do forró a todas as regiões da cidade, o o Forró nos Bairros também valoriza os artistas sergipanos, dando espaço e facilitando o acesso entre o público e a cultura local. Para o músico e morador do bairro América Carlos Roberto, a realização de eventos como esse, focado em apresentações de músicos locais fortalecem a cultura sergipana.
“Que eventos como esses aumentem cada vez mais e que dê mais oportunidade aos músicos da terra, porque isso gera renda para a comunidade e alcança mais músicos. A partir do momento que a gestão valoriza o seu, ela fica mais forte, e que bom que a Prefeitura está engajando esses eventos para trazer um pouco de alegria também no pós-pandemia, depois de tanto sofrimento, tanta perda que todos tiveram vai trazer um pouco de alegria também”, declara o músico.
No Bairro América, na noite de sexta-feira, os artistas Karmem Korreia, Forró da Intimidade, As Patricinhas do Forró e Forró Cuscuz com Leite irão se apresentar no palco da praça Franklin Roosevelt.
No bairro Bugio, a rua Cleovansostenes, em frente à praça Oswaldo Mendonça, será palco de artistas para as apresentações de Cebolinha Forró Bis, banda de São Cristóvão com mais de 25 anos de carreira; do Trio da Quadrilha Assum preto, primeira campeã brasileira no concurso de quadrilhas juninas; da banda sergipana Forró Brasil; da mistura de forró e sertanejo do Forró Quarto de Milha; e do som da primeira mulher trans cantora de forró de Aracaju, Sabryna Aquino.
Para os artistas, a ação da Prefeitura de disponibilizar esse espaço para apresentação é um importante passo para fortalecer os laços entre a cultura e a comunidade. A cantora Sabryna Aquino, que se apresentará no Bugio, conta que está preparando uma apresentação com músicas diversas que animarão o público, destacando o ritmo principal da época, o forró.
“Teremos muitas músicas marcantes, músicas da atualidade e antigas também, um repertório bem eclético, uma mistura de tudo um pouquinho, mas sem fugir do meu perfil, do meu estilo que é o forró”, declara.
Para a cantora, a oportunidade de se apresentar em uma das programações do Forró Caju é um incentivo para que mais artistas trans tenham oportunidade.
“Eu estar na programação do Forró Caju, nos bairros, para mim é muito importante porque vou incentivar outras meninas trans também e eu tenho certeza que depois desse virão vários outros, vamos fazer o melhor possível. Para mim é como se eu tivesse mais uma oportunidade, subido mais um degrauzinho, esse convite me fez pensar em mais projetos para fazer, para criar e colocar em prática. Para mostrar ao povo de Sergipe que eu sou artista, que eu tenho capacidade de representar Sergipe em qualquer outro evento, em qualquer outra cidade, levantou minha autoestima”, relata a cantora.
Bairro América
19h – Karmem Korreia
21h – Forró da Intimidade
22h – As Patricinhas do Forró
23h – Forró Cuscuz com Leite
Bairro Bugio
19h – Cebolinha Forró Bis
20h – Trio da Quadrilha Assum Preto
21h – Sabryna Aquino
22h – Forró Quarto de Milha
23h – Forró Brasil
Bairro Augusto Franco
19h Trio Pé de Serra da Quadrilha Xodó da Vila Mirim
21h Igor Ativado
22h Forró Tatua o Mensageiro do Forró
23h Valter Nogueira
Bairro 17 de Março
19h Trio Capitães do Forró
20h Sena
21h Banda P10
22h Zane e Musa
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…