quinta-feira, 14/11/2024
furto
Furto de fios é algo recorrente em Aracaju Foto: Ascom/SMTT

Furto de fios elétricos da iluminação pública causa prejuízo de R$ 11 milhões em Aracaju

Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 8, a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP) anunciou que três suspeitos de furto de fiação elétrica foram presos em flagrante por policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra Concessionárias de Serviço Público (DRCSP), da Polícia Civil. O prejuízo estimado é de pelo menos R$ 11 milhões. Foram furtados mais de 5 quilômetros de fios, entre a BR-235 e a avenida Osvaldo Aranha, na zona oeste de Aracaju.

De acordo com o delegado Rafael Brito, no mês de maio foi deflagrada uma operação que resultou em um levantamento integrado – entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Fazenda Estadual – onde diversos ferros-velhos foram inspecionados. “Foi dada continuidade à investigação e, no dia 16 de outubro, a Connecta Aracaju prestou boletim de ocorrência sobre furto de fios”, explicou.

Na apuração policial, foi feito um levantamento na própria base de dados da Polícia Civil e foram constatados outros boletins de ocorrência também sobre furto de fiação e com o mesmo modo de atuação criminosa. “Geralmente, as mesmas pessoas, no mesmo horário e com o mesmo modus operandi. A partir daí, fizemos levantamentos junto ao Ciosp e também na região”, acrescentou o delegado.

No primeiro semestre deste ano, foram roubados ou furtados 8.820 metros de cabos de telecomunicações em Sergipe, enquanto  que no mesmo período do ano passado, esse número foi de 6.939 metros, o que representa um aumento de 27% neste tipo de crime. Os números foram repassados pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa os maiores operadores de telecomunicações do país. Em todo o Brasil, foram roubados e furtados 2,89 milhões de cabos.

Os números de furtos e roubos de cabos de telecomunicações em Sergipe continuam crescendo. No segundo semestre do ano passado, foram 4.993 metros de cabos.  Segundo a assessoria da Conexis Brasil Digital, Sergipe não figura entre os 10 estados mais afetados com este tipo de crime.

Prejuízo de milhões

O furto, roubo, o vandalismo e, também, a receptação de cabos e equipamentos causam prejuízo direto para milhões de consumidores, que ficam sem acesso a serviços importantes para o dia a dia, e para as empresas, que precisam repor esses equipamentos. As ações criminosas comprometem ainda os serviços de utilidade pública como polícia, bombeiros e emergências médicas.

“Estamos vendo um movimento de aumento dessas ações criminosas, o que preocupa muito o setor. A conectividade é cada dia mais importante na vida das pessoas e esses crimes não podem mais ser vistos como de menor gravidade”, afirmou a diretora de Relações Institucionais e Governamentais e de Comunicação da Conexis Brasil Digital, Daniela Martins.

Estados mais afetados

São Paulo foi o estado que mais sofreu com essas ações criminosas. Durante o primeiro semestre deste ano foram furtados ou roubados 664.082 metros. O volume aumentou 21,9% em relação ao segundo semestre de 2022 e 35,3% na comparação com ao primeiro semestre de 2022.

O segundo estado mais afetado foi o Paraná, com 591.054 metros de cabos furtados ou roubados, alta de 13% na comparação com o segundo semestre de 2022 e de 21,2% na comparação com o primeiro semestre do mesmo ano. O estado da Bahia, terceiro estado mais afetado por essas ações criminosas, teve 296.130 metros de cabos roubados, alta de 188,5% em relação ao primeiro semestre de 2022 e de 117,7% na comparação com o segundo semestre do ano passado.

Minas Gerais, com 262.332 metros de cabos roubados, foi o quarto estado mais afetado. O número representa queda de 15,1% na comparação com o segundo semestre e 17,3% na comparação com o primeiro semestre de 2022. O Rio Grande do Sul completa a lista dos cinco mais afetados, com 229.537 metros de cabos de telecom roubados. Um aumento de 52,7% relação ao segundo semestre do ano passado e de 47,3% em relação ao primeiro semestre.

Compartilhe:

Sobre Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Leia Também

PF e Gaeco prendem 15 pessoas em operação contra crimes violentos, roubo de carga e lavagem dinheiro

A Polícia Federal e o GAECO (Núcleo Campinas) deflagraram, na manhã desta quinta-feira (17), a …

WhatsApp chat