O que antes era usado apenas como diversão, agora passou a ser mais sério. Conhecedor da plataforma Roblox, o estudante Gustavo Machado Prado, 10 anos, criou o jogo “Donate to Me” (na tradução livre, Doar para mim), que como o próprio nome já diz, consiste em receber doações, em moeda virtual, para implementar novos jogos. As primeiras doações ele recebeu dos pais, o empresário Carlos Elpídio Prado, da mãe, a digital influencer, Vivi Kendera e da avó Ana Machado.
“Antigamente eu usava a plataforma para jogar, mas aí desenvolvi o jogo para receber doações para construir novos jogos”, afirmou Gustavo, ao lembrar que na primeira vez que tentou fazer não teve sucesso. “Tentei uma vez e não consegui, mas depois deu certo”, contou orgulhoso.
Além de continuar buscando desenvolver novos jogos na plataforma Roblox, Gustavo não descarta a possibilidade de trabalhar essa tecnologia um dia. Estudante do quinto ano no Colégio Pró-Mundo, no bairro Grageru, Gustavo está muito empolgado com esse progresso, que lhe deu direito a comemorações com pizza da Silva&Filhos, junto com os pais, a irmã e a avó.
Os pais Carlos Elpídio e Vivi Kendera estão orgulhosos com os avanços que Gustavo vem tendo nesse segmento. “Eu fiz o meu primeiro jogo aos nove anos. Agora, meu filho, aos 10, constrói o dele e quarta, 26, atualizou com um novo cenário para combates dentro de uma arena”, afirma Elpídio.
Roblox é o nome da plataforma de games 3D que permite ao usuário tanto jogar as produções de outras pessoas, quanto criar a sua própria. Tecnicamente, Roblox não é jogável como títulos tradicionais, como Minecraft, por exemplo, já que não se trata de um jogo em si, mas apenas de uma base, que, como peças de LEGO, possibilita criações.
Para começar a “jogar”, basta abrir uma conta gratuitamente e decidir entre se aventurar em uma das milhões de aventuras já criadas ou desenvolver a sua própria produção. Os jogos feitos na plataforma têm a mesma estrutura básica do Roblox, mas é possível personalizá-los, criando seus próprios personagens, regras e objetivos.
Estes ambientes são conhecidos como metaversos. Ambientes onde as regras são criadas por seus desenvolvedores sem seguir nenhuma lei natural, já que se trata de um simulador e o cérebro humano é facilmente adaptável a novas regras. O criador pode explorar muito a imaginação criando ambientes e experiências surreais. Outro ponto interessante no Roblox é que o seu avatar permeia por todos os jogos desenvolvidos por você ou terceiros, acumulando benefícios e robux para serem utilizados onde quiser no metaverso do player.
O principal ponto em comum entre os jogos de Roblox são as formas de monetização. A moeda utilizada na plataforma é Robux, que pode ser comprada na loja, utilizando dinheiro real e recebida ao “trabalhar”, fazendo ou conquistando tarefas em jogos de terceiros.
Se quiser contribuir com o jovem desenvolvedor procure por ele GustavoPrado17 e acesse em suas criações o jogo Donate to Me. Boa diversão!
Se uma árvore cai sobre a rede elétrica ou seus galhos alcançam os fios,…
Por Luiz Thadeu Nunes (*) esembarquei no aeroporto Santos Dumont, no centro do…
Em virtude do feriado da Proclamação da República, comemorado nesta sexta-feira, 15, alguns serviços…
Peritos criminais da Polícia Federal (PF) vão investigar as explosões ocorridas na noite desta quarta-feira (13) com…
Por Diego da Costa (*) com gratidão que dou início à coluna “Comunicação…
Abrir uma pequena empresa pode ser ao mesmo tempo empolgante e desafiador. Desde o desenvolvimento…