Acontece nesta terça-feira, 9, a 35ª edição do Seminário Nacional NTU, que debate os melhores caminhos para se recuperar a demanda perdida e viabilizar um transporte público de mais qualidade, com menor custo para o bolso do passageiro pagante, em benefício da vasta maioria da população que mais depende deste serviço essencial para a mobilidade urbana.
Com o tema “Novas regras para o transporte coletivo urbano: mais qualidade e tarifa acessível”, o Seminário recebe como um dos componentes da mesa de abertura e debatedor do 1º painel “O novo caminho do tapete coletivo urbano”, o presidente nacional da Frente Nacional de Prefeitos, prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. Participa também do Seminário, no painel 2, “O financiamento do transporte público coletivo para além da tarifa”, o superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju, Renato Telles.
Junto com um público latino americano de gestores públicos e privados do transporte e a imprensa, participam como expectadores dos paineis, o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Alagoas e Sergipe (Fetralse), Alberto Almeida e a superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), Raissa Cruz, com o intuito de trazer ideias para o setor de transporte público local.
Neste pós pandemia, ainda com alertas, o cenário do transporte público brasileiro prossegue com grandes desafios: mais de uma centena de sistemas de transporte foram impactados pela interrupção parcial ou total de suas operações no período pandêmico, resultado da profunda crise que o setor ainda atravessa e que tem causado perdas da ordem de um bilhão de reais mensais em nível nacional.
“Está sendo um momento muito oportuno para unificar ideias e, principalmente, buscar direcionamentos conjuntos entre o setor público e privado para melhoria do transporte público coletivo”, comentou o presidente da Fetralse, Alberto Almeida.
Importante destacar a integração nos debates entre lideranças nacionais como o presidente nacional da NTU, Francisco Christovam, o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte),Vander Costa, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.