O governador Belivaldo Chagas decretou hoje toque de recolher por cinco dias – de quarta, 17, a domingo, 21 – das 20 às cinco horas da manhã, além do fechamento das praias no final de semana (sábado e domingo). As pessoas que desobedecerem ao toque de recolher serão encaminhadas à delegacia de polícia e responderá inquérito. As medidas foram anunciadas hoje, 15, após reunião extraordinária do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae) que traçou um panorama da situação epidemiológica do Estado.
Outra medida do governador foi suspender o ponto facultativo do dia 17 de março em todo o Estado, data de aniversário de Aracaju, que completará 166 anos. Até o dia 22, os servidores estaduais irão trabalhar de modo remoto. Um decreto com essas medidas será publicado na edição de terça-feira, 16, do Diário Oficial.
A Ctcae voltará a se reunir na próxima segunda-feira para avaliar a situação da pandemia no Estado. “Não dá para quebrar empresário com um toque de recolher de cinco ou seis dias. Não tenho como pensar em arrecadação por conta da vida das pessoas. A questão é salvar vidas. Fico na expectativa que haja essa compreensão”, disse Belivaldo Chagas, que não descartou a possibilidade de um lockdown nas próximas semanas, “de acordo com o comportamento da população”, frisou.
De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), neste domingo (15), 549 novos casos foram confirmados e 18 mortes que estavam em investigação, foram confirmadas. Em Sergipe, até o momento, 158.800 pessoas já testaram positivo para a Covid-19; 3.123 morreram e 147.621 pacientes foram curados.