O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Jeferson Andrade (PSD) e parlamentares da base governista, receberam ontem, 17, a visita do governador Fábio Mitidieri e auxiliares. Na ocasião, ele fez a entrega do Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, com a finalidade de contratar uma operação de crédito junto ao Banco do Brasil para a execução de obras. Entre elas, a construção da ponte que ligará o bairro Coroa do Meio à Avenida Tancredo Neves, em Aracaju. A obra está em orçada em aproximadamente 280 milhões de reais.
Para o presidente da Alese, o momento é de agradecer mais uma vez ao governador Fábio Mitidieri por sempre comparecer à Assembleia Legislativa e entregar, em mãos, os projetos do Executivo. “Só tenho a agradecer; o governador tem presença assídua aqui na Assembleia e esse é um projeto muito importante para a mobilidade urbana e para a geração de empregos. Essa será uma obra moderna e de grande impacto. Vem mais obras aí e o governador com a sua gentileza, presteza e respeito ao Poder Legislativo vem hoje aqui mostrar esse projeto para que os deputados já comecem a estudá-lo e a gente possa votar o mais breve possível. O PL Será lido amanhã (18) para que na próxima sessão esteja apto a ser votado”, observa.
O líder do Governo na Assembleia, deputado Cristiano Cavalcante (PSD), comemorou a chegada do projeto que visa a contratação de recursos destinados para execução de obras. “A ponte ligando a Coroa do Meio à Av. Tancredo Neves é muito importante para a mobilidade urbana pois vai desenvolver a nossa capital e gerar um grande fluxo. O governador mais uma vez veio de forma respeitosa à nossa Casa, conversar com os parlamentares e trazer esse projeto pra ser votado”, entende.
O deputado Adailton Martins (PSD), entende que a construção de pontes é importante para sergipanos e turistas. “Preocupado com a mobilidade urbana, o governador entende que essas obras vão melhorar sensivelmente a questão dos engarrafamentos. Fábio Mitidieri veio aqui falar sobre os empreendimentos a exemplo da ponte Aracaju/Barra, cujo estudo de viabilidade está autorizado e acredito que no próximo ano, as obras serão iniciadas, uma bandeira do nosso mandato”, cita.
Fábio Mitidieri, acompanhado pelos secretários de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, Jorginho Araújo, da Casa Civil, Cristiano Barreto, de Governo, além de outros auxiliares, fez a entrega da propositura no Gabinete da Presidência da Casa Legislativa. “A gente fez questão de mais uma vez vir aqui à Assembleia Legislativa de Sergipe entregar pessoalmente o Projeto de Lei que autoriza o empréstimo para que a gente possa fazer uma obra importantíssima para a cidade de Aracaju, trazendo mobilidade urbana, muito emprego, muita renda e também será um ponto turístico para o nosso estado, pois será uma ponte estaiada. Orçada em 288 milhões de reais e só é possível porque o estado tem lastro fiscal e orçamentário para isso; o Governo tem feito tudo com sobriedade para que não comprometa as contas do estado e possa fazer uma obra de infraestrutura que realmente marque a nossa capital e possa trazer benefícios para todos”, destaca.
O governador informou que terá dois desafios. “Essa ponte da Coroa do Meio, com previsão de início no segundo semestre com término previsto em dois anos para concluir; e a ponte Aracaju/Barra, cujo edital de licitação do estudo de viabilidade técnica foi autorizado e com isso dar início às tratativas para um novo empréstimo, licitação da obra, aprovação do projeto aqui na Assembleia e a construção, com expectativa de iniciar no segundo semestre de 2024”, adianta.
O prefeito Edvaldo Nogueira ressaltou a parceria observando que a obra é muito importante porque ‘casa’ com três projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Aracaju. “A duplicação na ponte sobre o rio Poxim, que estamos terminando agora; a duplicação da ponte da Coroa do Meio e a avenida da Coroa do Meio; então será uma parceria casada e depois a ponte Aracaju/Barra; cada um fazendo a sua parte e trabalhando juntos”, enfatiza.
O secretário Luiz Roberto falou sobre a propositura e explicou ser praticamente duas obras. “Será um elevado na Av. Beira Mar e a ponte que liga a Av. Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio. Vai melhorar por demais a mobilidade urbana em Aracaju, unindo o corredor da Tancredo Neves à Coroa do Meio, com acesso a toda a rede hoteleira na Orla de Atalaia; além disso é uma ponte estaiada; com ciclovia e área de pedestre, oferecendo conforto para quem a utilizará através de veículos, de bicicleta e caminhando. Hoje acontece a entrega do Projeto de Lei que busca autorizar a operação financeira para os recursos necessários à efetivação da construção da ponte ligando a Coroa do Meio à Av. Tancredo Neves. Paralelo a isso, nós já estamos caminhando com a documentação necessária para a licitação e publicação do edital. São etapas que não convergem, mas uma precisa da outra, principalmente da aprovação desta Casa para que a gente possa buscar os recursos na Secretaria do Tesouro Nacional e na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e assim começar a execução da obra depois dos prazos vencidos”, disse.
Fonte: Agência Alese
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) le morreu no último dia 3 de…
A expansão do gás natural canalizado, liderada pelo Governo do Estado de Sergipe, continua…
Aracaju vive um momento de transformação histórica com o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que…
A Energisa Sergipe foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar em…
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…