O governador Fábio Mitidieri determinou na noite desta segunda-feira (15), a suspensão do uso da ferramenta de reconhecimento facial pelas forças de segurança de Sergipe em eventos públicos.
A decisão de Fábio foi tomada após o personal trainer João Antônio acusar a Polícia Militar de Sergipe de tê-lo abordado de maneira constrangedora e truculenta durante a partida entre Sergipe e Confiança, no último sábado (13), na Arena Batistão.
A medida foi anunciada após o registro de um novo caso de equívoco do sistema, que levou um homem negro a ser detido por engano durante a final do Campeonato Sergipano.
O governador disse que “lamento a falha na ferramenta de reconhecimento facial ocorrida durante final do Campeonato Sergipano. Reconhecemos a importância da tecnologia para a segurança pública e, devido ao ocorrido, determinei a suspensão do uso do sistema até que novo protocolo seja implantado”.
Fábio também prestou solidariedade ao torcedor abordado pelos policiais na Arena Batistão. “Os instrumentos de segurança do Estado não podem constranger nossos cidadãos. Em nome do governo de Sergipe, me solidarizo com João Antônio e sua família”.
Relembre – A abordagem foi realizada a partir do sistema de reconhecimento facial que indicou, de maneira equivocada, que o torcedor possuía um mandado de prisão em aberto. A Polícia Militar ao perceber o equívoco pediu desculpas ao torcedor e o liberou para assistir a partida.