Focado no desenvolvimento do Projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), o governador Fábio Mitidieri participou de uma série de reuniões durante sua passagem na Offshore Technology Conference (OTC), no Rio de Janeiro. Durante todo o dia, o governador e a comitiva sergipana, composta pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, do secretário-executivo da pasta, Marcelo Menezes, e do senador Laércio Oliveira, dialogaram com empresas envolvidas com o projeto.
A primeira reunião foi realizada com as companhias indianas que possuem participação, junto à Petrobras, na exploração em águas profundas de Sergipe. O SEAP I tem a participação IBV Brasil Petróleo Limitada – joint venture brasileira de exploração e produção de petróleo e gás entre a Bharat PetroResources Limited (BPRL), uma subsidiária da empresa indiana Bharat Petroleum, e a Videocon Energy Brazil Ltd., subsidiária da Videocon Industries Limited. Já o SEAP II conta com a participação da empresa ONGC Videsh, braço de investimento no exterior da maior exploradora de petróleo da Índia, a Oil and Natural Gas Corporation Limited (ONGC). O objetivo do encontro foi estreitar o relacionamento com as empresas e atrair novos investimentos para o estado.
O diretor geral da IBV Petróleo Brasil, SivaKumar G S, destacou que a reunião foi oportuna para encontrar com os representantes do Governo de Sergipe e buscar alternativas para que o volume de gás que será produzido pelas empresas indianas seja consumido no estado. “Nós vamos produzir cerca de cinco milhões de metros cúbicos de gás. Então discutimos com o governador como todo esse gás pode ser usado, seja com o fertilizante, indústria de vidro, indústria de cerâmica e como também pode ser usado por outras indústrias que vierem a ser incluídas, inclusive em uma nova planta de fertilizantes”, completou.
Seguindo a agenda, os gestores reuniram-se com diretores da Petrobras para tratar sobre a economicidade do SEAP I e II. “Estamos em uma das mais importantes feiras de Petróleo e Gás do mundo e nos reunimos com a Petrobras sobre o projeto Águas Profundas e com um grupo de indianos, com objetivo de firmar parceria para fábrica de fertilizantes. Um dia intenso de trabalho para buscar investidores, a fim de gerar desenvolvimento econômico e social”, disse o governador.
As agendas foram viabilizadas pelos gestores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência da Tecnologia (Sedetec). “Fizemos questão de viabilizar essa conversa entre as empresas e o governador Fábio Mitidieri, devido à importância que o Projeto Sergipe Águas Profundas tem para o nosso estado. Sergipe viverá um novo momento nos próximos anos, e estamos atentos em captar todos os investimentos possíveis para atrair desenvolvimento, emprego e renda para a população”, pontuou o secretário Valmor Barbosa
Ainda durante a OTC, o governador Fábio Mitidieri reuniu-se com diretores e equipe técnica da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Na pauta, além da evolução do projeto SEAP, estavam presentes outras campanhas exploratórias em Sergipe, bem como questões regulatórias, como a proposta do Estado para criação da tarifa de transporte de curta distância.
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…
A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) celebrará o Dia do Músico, nesta sexta-feira, 22,…