Categorias: Cidades

Governo de Sergipe pretende implantar Museu do Cangaço no Centro de Aracaju

Compartilhe:
O arquiteto Jader Almeida acredita que o Museu do Cangaço será um espaço de debate histórico do movimento que marcou o Nordeste

No dia do Patrimônio Cultural, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, discutiu a implantação do Museu do Cangaço em Aracaju. Durante reunião com os arquitetos Jader Almeida e Gleuse Ferreira, foi discutida a escolha de um prédio do Estado, localizado no Centro da Capital, para instalação do equipamento cultural, que pretende estimular o resgate da tradição, história e manifestações culturais sergipanas.

O Museu do Cangaço integra um projeto de complexo cultural e patrimonial, composto também pelas construções dos museus dos Náufragos, do Vaqueiro e do Forró, fortalecendo o comércio e turismo no Centro de Aracaju. No caso do museu do Cangaço, o Governo do Estado convidou a família de Lampião para se somar por meio da doação de acervo.

Fábio Mitidieri destacou a importância de espaços culturais para o fomento da identidade do estado, bem como estímulo do turismo na região, já que o Museu ficará no Centro Comercial, ao lado de prédios históricos. “A valorização da cultura é uma prioridade de nossa gestão. Implantar novos espaços culturais, de resgate de memória e da história é fomentar nossa identidade, nosso orgulho em ser sergipano”, declarou o governador.

O arquiteto Jader Almeida acredita que o Museu do Cangaço será um espaço de debate histórico do movimento que marcou o Nordeste entre os séculos XIX e XX. “Será uma casa que vai contar a história e, ao mesmo tempo, criar outros interesses de cunho cultural para a população”, disse, explicando que o prédio selecionado foi o Walter Franco, próximo à praça Fausto Cardoso.

Também arquiteta, Gleuse Ferreira é bisneta de Lampião e Maria Bonita, líderes do Cangaço. Para ela, o espaço representará uma conquista para a família e uma retomada desse período da história. “Estamos torcendo para que se concretize, para que minha avó, Expedita, possa ver. É uma luta da minha tia Vera, a grande mentora do projeto”, considerou.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Felipe Rutini e a origem da excelência vinícola no Valle de Uco

  Por Silvio Farias (*)   m 1885, Felipe Rutini fundou a Bodega La Rural…

27 minutos atrás

A Bahia lidera o ranking no Nordeste de potência em energia solar; Sergipe esta em último lugar

  De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a Bahia…

53 minutos atrás

Trump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros

  O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje, 02, um "tarifaço" global sobre…

14 horas atrás

Governo Federal destina áreas para habitação social e regularização fundiária em Aracaju

O Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos…

21 horas atrás

A 44ª edição do ‘Sergipe é aqui’ será, nesta sexta, em São Domingos

  O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC),…

23 horas atrás

“Quando não souber o que pedir, peça Felicidade”

  Por Luiz Thadeu Nunes e Silva (*)   uinta-feira, 20 de março. Vou ao…

1 dia atrás