Categorias: Cidades

Governo de Sergipe usa tecnologia para monitorar isolamento social

Compartilhe:

O Governo de Sergipe está utilizando a tecnologia das empresas de telefonia, a partir de um acordo com a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), para monitorar o grau de isolamento social da população. Esta semana, ao anunciar um novo decreto, o governador Belivaldo Chagas disse que não descarta um lockdown na Grande Aracaju, caso os índices de isolamento continuem baixos. Enquanto isso, os números de casos e mortes por covid-19 continuam crescendo. Último levantamento de segunda-feira, 18, mostra 3.566 casos confirmados e 59 mortes. Outros 21 óbitos estão sob investigação.

“Infelizmente a população está deixando o isolamento social. Nós vamos ter toda essa semana de acompanhamento. Nós vamos focar ainda mais na fiscalização, para que a gente não precise chegar ao extremo do lockdown. Nós não queremos fazer, mas não podemos deixar de pensar nessa possibilidade”, reforçou.

A plataforma Inloco, que alimenta o Mapa Brasileiro do Isolamento, revelou que ontem, 18, o índice era de 41,4%. Clique aqui para ver o mapa completo.

 “Nós já identificamos situações em alguns municípios em que a adesão do isolamento tem caído. A população tem tratado a situação como se nada tivesse acontecendo e a coisa é séria”, lamentou Belivaldo.

Desde sábado, o Governo de Sergipe tem divulgado boletim diário com o índice de isolamento social dos municípios sergipanos. É mais um importante instrumento para auxiliar na definição de estratégias para achatar a curva de crescimento do coronavírus no Estado. De posse dos números, prefeitos e sociedade terão um parâmetro para medir o sucesso ou não do isolamento social em seu município.

Como funciona

A ABRTelecom congrega as principais operadoras de celular do país (Oi, Vivo, Claro, Algar e Tim). As operadoras construíram uma plataforma digital integrada – a Plataforma Big Data TelcosCOVID-19 – capaz de apoiar o governo no monitoramento da mobilidade das pessoas durante a pandemia do coronavírus.

O funcionamento será a partir de dados agregados e anônimos, sem nenhuma possibilidade de identificação individual, já que são consolidados pela utilização da rede das operadoras móveis e consolidados em estação de rádio base (ERBs), que são as conexões entre telefonia e a antenas de celulares.

Em Sergipe os dados são acessados e analisados pelo Observatório de Sergipe, órgão vinculado à Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos (Superplan) da Secretaria de Estado Geral de Governo.

Compartilhe:
Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Posts Recentes

IronMan 70.3 movimenta turismo e impulsiona nome de Sergipe no cenário internacional

  A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…

33 minutos atrás

Os impactos dos problemas de comunicação nas empresas

  Por Diego da Costa (*)   ocê já parou para pensar que a maioria…

1 hora atrás

Governo divulga lista de beneficiários aprovados na CNH Social

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…

3 horas atrás

Conheça a vinícola Beni di Batasiolo e seus vinhos maravilhosos

  Por Sílvio Farias (*)   Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…

3 horas atrás

João Ribeiro e Sílvio Romero: dois gigantes sergipanos e suas efemérides 

  Por Acácia Rios (*)   A rua é um fator de vida das cidades,…

4 horas atrás

Ironman: SMTT organiza operação de trânsito para garantir segurança e mobilidade durante o evento

  Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…

24 horas atrás