Através de coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, 1º de novembro, o Governo do Estado apresentou o plano operacional de apoio ao Pré-Caju. O detalhamento de toda a atuação pública do Estado e do município aconteceu no Palácio dos Despachos, reunindo órgãos públicos e de diversos setores da sociedade.
Ao lado de representantes das secretarias e órgãos envolvidos no evento, além da Prefeitura de Aracaju, foi divulgado e explicado como acontecerá o apoio e logística da segurança, saúde, limpeza e trânsito, por exemplo, à festa de rua que acontecerá na Orla da Atalaia, entre os dias 4 e 6 de novembro.
O governador Belivaldo Chagas agradeceu ao empenho de todo o poder público, nas esferas estadual e municipal, ao evento, destacando a importância da iniciativa privada na contribuição com o turismo e economia através de eventos como este.
“O momento é de festejar, que bom que o Pré-Caju está de volta. O Pré-Caju não apenas dos blocos, fechado, mas o Pré-Caju do povo, da pipoca. A retomada desse formato trouxe desafios, a criação de toda uma logística de apoio para que tenhamos sucesso. Tudo foi pensado para que os foliões possam brincar com alegria e segurança. É um investimento total de mais de um R$ 1 milhão por parte do Governo do Estado, além de mais cerca de R$ 1,5 milhão da prefeitura”, destacou Belivaldo.
Organizador da festa, o vereador e empresário Fabiano Oliveira também retribuiu o apoio do poder público ao evento, que é um dos mais tradicionais do estado de Sergipe. “Todos nós compreendemos que um evento desse porte seria impossível sem esse apoio direto e decisivo do governador Belivaldo e do prefeito Edvaldo. O Pré-Caju foi muito bem pensado e planejado, tudo foi discutido para atender da melhor forma todos os setores envolvidos, principalmente o turismo, pois precisamos mostrar os potenciais da nossa cidade”, complementou.
O Pré-Caju tem a estimativa de receber cerca de 200 mil pessoas por dia, com expectativa de taxa de ocupação hoteleira em 100%. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, reforçou a importância da festa sob diversos aspectos.
“O retorno do Pré-Caju tem um significado muito importante. Primeiro cultural, afinal muita gente subestima o papel da música, do axé, um fenômeno cultural brasileiro. É também um momento de confraternizar, de diversão entre as pessoas. E tem um significado maior, que muitas vezes a população não leva em conta, que é a questão da geração de emprego, renda e projeção do turismo do nosso estado, nossa cidade Aracaju”, complementou.
As policias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros de Sergipe, que compõem as forças de Segurança Pública do Estado de Sergipe, mostraram como se dará o apoio ao evento. Ao todo, serão 1.300 policiais militares atuando nos três dias de festa, divididos entre policiamento periférico, acompanhamento dos trios, posto de controle, operação com drones e acompanhamento dos trios.
Os profissionais estarão divididos nas ruas, em 26 viaturas, 13 bases móveis, 32 motocicletas, 24 cavalos e quatro drones. No total, o evento contará com 31 pontos de acesso e controle, sendo 21 deles com revista de pessoas. O horário será das 10h à 0h. A polícia também oferecerá quatro cabines de desarmamento, policiamento da praia, além do policiamento de todo o circuito por meio de quatro postos de comando em quatro áreas estratégicas do evento.
Já a Polícia Civil reforçará o efetivo de delegados e agentes, atuando em formato plantonista na Delegacia de Turismo (Detur), das 7h da sexta-feira, 4, até às 7h da segunda-feira, 7. O Corpo de Bombeiros oferecerá o suporte com efetivo de mais de 100 militares, reforçando a segurança no âmbito de orientação de foliões, fiscalização, controle de ocorrências e com equipes salva-vidas na região da praia.
A Saúde do Estado irá contribuir através do Serviço Móvel de Urgência (Samu), em todos os dias do evento, fornecendo suporte aos casos de urgência e emergência, agravo de saúde, necessidade de remoção e atendimento de médio a grande porte clínico ou traumático. Em caso de necessidade de encaminhamento para unidades de pronto-atendimento, como os hospitais municipais e o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).
O Samu ofertará, ao todo, 3 viaturas de suporte avançado, duas de suporte básico, 4 motolâncias e uma equipe CRU de suporte operacional, com envolvimento de 54 profissionais nos dois dias de evento. Também haverá dupla de quadriciclos para atuação na faixa de areia de toda a extensão da praia.
A Prefeitura de Aracaju, que administra o local da festa, será responsável pelo suporte em diversos âmbitos, garantindo a limpeza, organização de ambulantes, gerenciamento do trânsito nas principais vias da Orla da Atalaia, além do suporte ao atendimento de saúde, com implantação de um Posto Médico, atuação da Guarda Municipal, proteção de áreas verdes e de todo o patrimônio público, além das demais orientações necessárias aos foliões e comércio da região.
No Posto Médico, localizado próximo ao Delmar Hotel, haverá atuação de 50 profissionais, para casos de pequena e média complexidade, além da retaguarda dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva.
O transporte público também funcionará de maneira ampliada, com abertura do Terminal da Atalaia funcionando durante toda a madrugada, entre os dias 5 e 6, além da inclusão de linhas de ônibus extras para diversos bairros da capital e da Grande Aracaju.
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) le morreu no último dia 3 de…
A expansão do gás natural canalizado, liderada pelo Governo do Estado de Sergipe, continua…
Aracaju vive um momento de transformação histórica com o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que…
A Energisa Sergipe foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar em…
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…