Após a visita ao governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, o Governo do Estado deu continuidade a uma série de reuniões com a diretoria-executiva da Iguá Saneamento. O objetivo dos encontros foi apresentar a concessionária, que assumirá a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 74 dos 75 municípios sergipanos, às instituições de governo e empresas públicas que se relacionam com o serviço. Também foram tratadas questões que ajudarão nesta etapa que antecede o processo de operação assistida.
Foram realizadas visitas ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jefferson Andrade; à presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheira Suzana Azevedo; e ao procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Sergipe, Manoel Cabral Machado Neto. A agenda também incluiu reuniões na sede da Desenvolve-SE, com representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), a Procuradoria Geral do Estado (PGE), e os Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE) de São Cristóvão e Carmópolis.
A Desenvolve-SE recepcionou a equipe da Iguá durante a agenda. O presidente Milton Andrade, o diretor de Parcerias Estratégicas Público e Privadas, Bruno SAD e o chefe de gabinete Silvio Sobral acompanharam as reuniões com os poderes estaduais. Nos encontros, foram discutidos os pontos relacionados à transição dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, bem como o processo de instalação da Iguá Saneamento no estado.
“Essas visitas institucionais são essenciais para garantir que o processo de transição ocorra da forma mais eficiente possível, permitindo que a Iguá tenha acesso às informações necessárias para a operação plena, após a assinatura do contrato e da transição assistida”, afirmou Milton Andrade, presidente da Desenvolve-SE. O gestor também destacou o papel da agência no sucesso do leilão dos serviços parciais executados pela Deso, um dos maiores já realizados no Brasil na área de saneamento.
Trabalho conjunto
A Iguá Saneamento reforçou o compromisso com o projeto. “Estamos extremamente animados e confiantes. O acompanhamento da Desenvolve-SE foi exemplar, nos deu grande conforto para seguir em frente com uma proposta de volume expressivo, tanto em outorgas quanto em investimentos. O mercado percebeu que esse processo foi muito bem construído e agora está sendo iniciado da melhor maneira possível”, declarou Roberto Barbuti, CEO da Iguá Saneamento.
Segundo Barbuti, uma nova visita, com uma equipe técnica maior, para aprofundar os conhecimentos sobre o funcionamento da Deso e dos sistemas locais, acontecerá em breve. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) será a representante do Estado na gestão do contrato de concessão, enquanto a Agrese atuará na regulação e monitoramento da execução do contrato.
Expressando confiança sobre as próximas etapas, o CEO da Iguá concluiu afirmando que Sergipe será um caso de sucesso. “Atuaremos para trazer resultados que atendam aos objetivos do projeto e, principalmente, ao que a população mais almeja: um fornecimento de água de qualidade, sem interrupções, e o processo de universalização da coleta de esgoto, com todos os benefícios que isso traz para o estado”.