O governador de Sergipe, Jackson Barreto, anunciou hoje, 12, em solenidade no auditório do Banese, um investimento de R$ 24 milhões para modernização de todo sistema de comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O atual, que é analógico, passará a ser totalmente digital e a previsão é que até maio de 2016 ele esteja integrado em todo Estado. Com, as autoridades do setor (Polícias Civil e Militar, Coordenação Geral de Perícias e Corpo de Bombeiros) dos 75 municípios sergipanos poderão trocar informações em tempo real e, com isso, ganhar mais agilidade no combate a criminalidade.
Entre os diferenciais do sistema digital, está a criptografia, que impede a interceptação das mensagens por terceiros. Em caso de perda ou extravio do rádio portátil, ele pode ser desabilitado, impedindo o uso indevido.
“Dá a vantagem do fator surpresa voltar a ser da Segurança Pública. O que acontecia muito no Rio, por exemplo, antes de ter esse sistema é que o policial chegava e o bandido ouvia a comunicação da polícia. Com a criptografia, volta a ter segurança, pois ninguém intercepta a comunicação. Todos os rádios portáteis com GPS dão a vantagem da prestação de um serviço muito melhor para o cidadão, pois reduz muito o tempo de atendimento a chamada”, explicou o representante da empresa espanhola Teltronic, Paulo Ferrão. Além do Rio, esse sistema já foi implantado em Salvador e no Acre.
Para o secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado, “nós temos as melhores condições, precisamos melhorar e aprimorar algumas coisas e teremos um ganho significativo, com a abrangência de 100% dos municípios. Creio que isso vai, sem sombra de dúvida, revolucionar a comunicação no setor de segurança, pois todos os operadores de segurança estarão interligados”.
Os recursos para a implantação do sistema de radiocomunicação são oriundos do Programa Brasil mais Seguro, criado pelo Governo Federal com o objetivo de reduzir os crimes contra a vida. Sergipe aderiu ao programa em 2013. O delegado geral da Polícia Civil, Everton dos Santos, disse que estava feliz em ver a implementação do sistema de controle. “Comunicação na polícia é produtividade e celeridade”, disse, acrescentando, “Nos próximos anos, nós teremos o produto de tudo o que está sendo semeado pelo governo”, completou.
“A implantação desse projeto de comunicação digital será uma grande ferramenta da polícia para a defesa da sociedade. É o que existe de mais moderno e tenho o orgulho de dizer que Sergipe será o primeiro estado a fazer a implantação de forma ampla, geral e irrestrita. Não é apenas o governador que se sente alegre, mas, acima de tudo, os que são os responsáveis pela segurança”, pontuou o governador Jackson Barreto.