A partir do dia 14 de setembro, os eventos corporativos serão permitidos; casamentos e formaturas, a partir do dia 21, desde que respeitem os protocolos sanitários. Os bares e restaurantes, inclusive com self-service, podem funcionar das seis à zero hora e apresentações artísticas ao vivo, como voz e violão, serão liberadas a partir do dia 25.
Estes são alguns dos anúncios feitos no final da manhã de hoje, 10, pelo governador Belivaldo Chagas, após reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae). Ele acrescentou, no entanto, que as flexibilizações serão mantidas, desde que não haja aumento no número de casos de covid-19 no Estado.
Ontem, o Fórum Empresarial de Sergipe reuniu, de forma virtual, representantes de várias cadeias do setor de eventos. Essa flexibilização vai obedecer, além dos critérios sanitários, o limite de pessoas nos locais. Serviços educacionais não curriculares, clubes de lazer e desportivos, além de outros eventos, só devem comportar 50% do público, limitado a até 100 pessoas. Apesar de liberar eventos corporativos somente a partir do dia 14, o próprio governador Belivaldo participou de um semelhante durante a proibição: a inauguração da Termoelétrica Porto Sergipe I, recentemente.
Continuam suspensas as corridas de rua, assim como atividades em teatros e cinema. Mas o teatro pode ser usado para outro tipo de evento, respeitando o limite de até 100 pessoas. O drive-in, em que as pessoas ficam dentro do carro, está liberado, mas caberá a cada prefeitura regulamentar a capacidade.
Educação
Por enquanto, seguem suspensas as aulas em escolas regulares e cursos pré-vestibulares que só voltarão à pauta da Ctcae na reunião de outubro. A data desta reunião, no entanto, não foi divulgada.
Os templos religiosos, empresas de call center, shoppings e galerias podem ocupar até 75% da capacidade segunda a domingo das 10h às 22h.