O Governo do Estado prorrogou o prazo das inscrições para os concursos públicos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, guarda prisional e gestor público, que deveria terminar hoje. A justificativa do secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Rosman Pereira, é para dar mais competitividade ao certame e atender a uma solicitação dos institutos que aplicarão as provas. “Prorrogamos as inscrições para atender a grande demanda, possibilitando que os candidatos tenham mais tempo para pagar as inscrições em mais de um concurso, já que eles ocorrem em datas próximas”, destacou.
Os candidatos precisam ficar atentos porque o prazo não é unificado para todas as carreiras. Os interessados em disputar uma das 661 vagas ofertadas têm até o dia 10 de maio para realizar as inscrições e concorrer a uma das 200 vagas para soldado Bombeiro e 12 para aspirante; até o dia 17 de maio, para concorrer a uma das 19 vagas para gestor público; até o dia 24 de maio para disputar uma das 300 vagas para soldado da Polícia Militar e 30 para aspirante. Já os interessados em concorrer a uma vaga para guarda prisional as inscrições prosseguem até o dia 06 de junho.
O secretário explica que o procedimento deve ser feito exclusivamente pela internet, no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para os concursos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Gestor Público. Já para o concurso de Guarda Prisional através do site www.ibade.org.br.
As provas objetivas não sofrerão alterações, a do concurso do Corpo de Bombeiro para soldado e oficiais será no dia 03 de junho deste ano, para gestor público no dia 10 de junho, para Policia Militar dia 01 de julho e para guarda prisional no dia 08 de julho.